Estudantes do CEUC participaram de uma blitz educativa. Dezenas de motoristas foram abordados e receberam orientação sobre segurança no trânsito
No período da manhã, desta sexta-feira (21/09), os motoristas que passaram pela avenida Roque Celestino Pires, na altura da Praça dos Romeiros, em Caucaia do Alto, se depararam – e alguns chegaram a ser abordados – com uma blitz educativa. Um grupo de agentes mirins formado por estudantes de 5º ano do Centro Educacional Unificado de Cotia (CEUC) conversaram com motoristas e entregaram material educativo com dicas de segurança no trânsito.
A ação faz parte da programação do Mês do Trânsito realizada pela Prefeitura de Cotia por meio de parceria entre as Secretarias de Educação e Transporte e Trânsito (Settrans) e durante a abordagem, agentes de trânsito (de verdade) pediam para que os motoristas parassem na baia da blitz para que os agentes mirins entrassem em ação. Os agentes mirins fizeram algumas perguntas aos motoristas, como ‘você usa sempre o cinto de segurança?’, ‘transporta criança na cadeirinha?’, dirige depois de consumir bebida alcoólica?’, ‘usa o celular enquanto dirige?’, entre outras perguntas, e, ao final entregava um lixinho de carro com folhetos informativos.
O morador de Caucaia do Alto, Eloy Camargo, aprovou a abordagem. “Muito legal a iniciativa. É um incentivo para estas crianças serem motoristas melhores do que muitos que vemos por aí. Falta respeito, consciência no trânsito. Temos que apostar nas crianças”, disse após der parado pela blitz.
A ação foi acompanhada por professores, coordenadora pedagógica, além da equipe da Campanha Permanente de Educação para o Trânsito, da Settrans. “[A ação] ajuda as crianças a assimilarem os valores que estão passando aqui, envolve a comunidade. Os adultos são mais receptivos a este tipo de ação por conta do carisma das crianças”, disse a coordenadora do CEUC, Márcia Rizzo.
A agente mirim Clara Torquato (10) e o seu parceiro de dupla, Cauan Farias (11), levaram muito a sério a função. “Está sendo legal, mesmo alguns motoristas parecendo muito sérios, a gente pergunta tudo e avisa que precisam ler o material com dicas de segurança”, disse Clara. “Tem motorista que é muito sincero e fala que usa celular quando dirige, mas a gente avisa que não pode”, frisou Cauan.
As crianças tiveram lanche, água e suco à disposição em uma mesa especialmente montada pela Secretaria de Educação sob uma tenda cedida pela empresa DR Car Sond Brasil, parceira do evento.