Músicas que fazem apologia à misoginia e à violência são expostas como alerta à sociedade

Idealizada pela Secretaria da Mulher, Neurodiversidade e Inclusão Social de Cotia, a mostra pode ser visitada até o fim de setembro no Shopping Granja Vianna

Em parceria com o Shopping Granja Vianna, a Secretaria da Mulher, Neurodiversidade e Inclusão Social de Cotia realiza a exposição ‘Mulher: sua trajetória de décadas contadas através das músicas’ no estabelecimento comercial. A mostra reúne um acervo de músicas compostas ao longo dos últimos anos, algumas datadas da década de 1930 até letras atuais, que, de forma velada (outras nem tanto) fazem apologia à misoginia, à violência contra a mulher, ao machismo, entre outros. A mostra pode ser conferida até o fim de setembro, no piso 1, loja 227.

O acervo da exposição é de curadoria de Lena Miramontes, presidente do Conselho Municipal da Mulher, e a mostra foi idealizada pela Secretária da Mulher, Neurodiversidade e Inclusão Social de Cotia, Solange Aroeira. “Quando composições musicais fazem apologia à violência, ao machismo, à objetificação da mulher elas precisam ser questionadas”, disse Solange.

Quem passar pela mostra vai conferir letras como ‘Mulher indigesta’, de Noel Rosa, que diz ‘mais que mulher indigesta, indigesta! Merece um tijolo na testa’, e letras que dizem ‘toda roxa de hematoma cada dia que passa é mais cruel. Apanha e aceita calada só manter sua pose fiel’, de MC Nem, de 2018. “A ideia é promover a reflexão sobre o que estamos ouvindo, repetindo e normalizando. Não é sobre censura, é sobre consciência, porque para mudar a realidade, também precisamos mudar o tom”, destacou Solange.

No mesmo espaço da mostra, a Secretaria também disponibiliza material impresso da ação “Não se cale: violência contra a mulher é crime”. O panfleto traz diversos canais de denúncia, como os números de emergência da Polícia Militar (190), da Guarda Civil Municipal (153), do Dique 100 (violação dos direitos humanos), do Disque Denúncia (180) e da Secretaria da Mulher, Neurodiversidade e Inclusão Social (11 9 5770-5962).

 

Serviço

Exposição ‘Mulher: sua trajetória de décadas contadas através das músicas’

Até o fim de setembro

Local: Shopping Granja Vianna – Piso 1 Loja 227

Endereço: Rodovia Raposo Tavares, 23.500 (sentido São Paulo), bairro Lageadinho (região da Granja Viana)

Gratuito

 

Compartilhe esta notícia:
Compartilhe esta notícia:

Últimas notícias

Accessibility Toolbar