Nas regiões de Caucaia e da Granja Viana os Pronto Atendimentos são as referências para pacientes com síndromes gripais. Em caso de complicação, serão removidos para o novo hospital de campanha
Começou a funcionar nesta segunda-feira (6/04) o Centro de Combate e Referência ao Coronavírus, construído pela Prefeitura de Cotia, no Recinto de Eventos, ao lado do Terminal Metropolitano. A partir de agora, o local passa a ser a porta de entrada para todos os pacientes com sintomas gripais ou com suspeita de Covid-19. Com isso, o centro de atendimento que havia sido montado na UBS do Atalaia deixa de existir. O local também receberá pacientes com sintomas mais agravados e insuficiência respiratória.
O novo Centro de Combate e Referência ao Coronavírus conta com 50 leitos, distribuídos em 1600m² de área construída, isolamento e equipamentos de semi-UTI. “Diante do crescente número de casos do novo Coronavírus tivemos que construir este hospital de campanha para atendermos o mais rápido possível os pacientes que precisarem de internação. São 50 leitos no centro de combate e mais 50 que, em breve, entregaremos no antigo Hospital da Graça, na região do Morro Grande”, informou a Prefeitura.
Na região da Granja Viana e de Caucaia do Alto os Pronto Atendimentos (PA’s) são as referências de atendimento aos pacientes com síndromes gripais e contam com espaços isolados para estes casos. “Se houver necessidade de internação serão removidos para o Centro de Combate e Referência na região central”, destacou a Prefeitura. A administração explicou ainda, que a população da região de Cotia que tiver sintoma gripal ou suspeita de contaminação pelo novo Coronavírus e se dirigir a UPA do Atalaia será encaminhada para o hospital de campanha. “Portanto, se apresentarem estes sintomas, vá direto ao Centro de Combate e Referência ao Coronavírus”, concluiu.
Fotos: Vagner Santos