Desde o fim de maio, a Guarda Civil de Cotia realiza uma força-tarefa contra a criminalidade nas ruas da cidade, por meio da Operação Impacto. A operação conta com o apoio das Polícias Civil e Militar. Agentes da corporação municipal de segurança realizam ações conhecidas como Operação Muralha, Visibilidade e Saturação em pontos estratégicos e, desde então, não houve registro de assaltos e sequestros – que eram os delitos frequentes – na região da Granja Viana.
“O melhor resultado que obtivemos nestes dias de operação, sem dúvida, foi o afastamento da intenção do criminoso frente à ocupação do solo pela força de segurança. Zerar a ação criminosa é o melhor balanço que podemos ter”, disse o coronel Odair de Camargo, secretário de Segurança Pública de Cotia. “A operação acontece em pontos estratégicos que foram previamente mapeados e definidos como locais prioritários de ação”, completou.
O secretário explicou que a operação é itinerante, apesar de voltada a pontos estratégicos. “Pulverizamos a ação para espantar os criminosos”, destacou. A Operação Impacto é realizada durante a manhã, à tarde e à noite e vai migrando de local para dirimir as chances de uma tentativa criminosa contra a população.
Em média, sessenta veículos são vistoriados diariamente, entre carros e motos. Casos suspeitos recebem uma abordagem diferenciada. Um foragido da Justiça foi capturado e uma motocicleta irregular foi apreendida. “Quando se olha os números, pode não parecer um resultado grandioso, mas o mais importante é a prevenção, é aumentarmos a sensação de segurança das pessoas e afastarmos o crime da nossa cidade”, salientou o secretário coronel Odair.