O CRAS do Mirizola realizou na última quarta-feira (26/10) uma reunião socioeducativa com o tema Outubro Rosa. A programação foi direcionada para as mulheres beneficiárias dos programas sociais e referenciadas na unidade. As falas foram colocadas para sensibilizar as participantes sobre a prevenção do câncer de mama e de colo de útero, além de informar sobre as oportunidades de cursos profissionalizantes e conscientizar sobre a vulnerabilidade menstrual.
A reunião contou com a presença da vice-prefeita de Cotia, do coordenador do CRAS Mirizola, Icaro Martinez, da assistente social Nyala Jesus, da enfermeira Caroline Almeida, dos profissionais de saúde da UBS Mirizola, da representante da ONG Nós por elas, Beatriz Leal, e do coordenador do Instituto Cáritas, João Antônio. A reunião foi considerada positiva pelos participantes, que demonstraram interesse e engajamento nas atividades propostas.
Durante o encontro, foram realizadas diversas atividades, como palestra sobre violência doméstica e os direitos das mulheres, apresentação do Projeto Elas Podem Elas Fazem (Cáritas), que oferece cursos gratuitos de informática, empreendedorismo, artesanato e culinária para mulheres em situação de vulnerabilidade social, distribuição de kits higiênicos com absorventes pela ONG Nós por elas, que atua na promoção da saúde menstrual e no combate à pobreza menstrual, orientação sobre o autoexame das mamas e os exames preventivos do câncer de colo de útero e depoimentos de mulheres que superaram o câncer de mama e de colo de útero.