Programação está marcada para sexta-feira (17/05) e será aberta ao público. Objetivo é conscientizar sobre o tema e acabar com preconceitos
Para celebrar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial [lembrado em 18 de maio], o Programa de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Cotia realiza uma programação especial de conscientização sobre o tema, na sexta-feira (17), a partir das 8h. O evento é aberto ao público em geral e são esperados estudantes, pacientes dos Centros de Atenção Psicossocial (álcool e drogas, infantil e adulto), além de familiares de pessoas em tratamento. Na programação haverá palestra sobre o tema e apresentações de dança e musical.
O Dia Nacional da Luta Antimanicomial surgiu a partir do Encontro Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental, que aconteceu em 1987, na cidade de Bauru. No evento, foram denunciados abusos e violação de direitos humanos sofridos por usuários da saúde mental nos manicômios. Lutava-se pelo fim desse tipo de tratamento e pela instalação de serviços substitutivos.
O movimento conquistou a sanção da Lei 10.216/2001, que determina o fechamento progressivo dos manicômios e a implantação de serviços os CAPS, as Residências Terapêuticas, Programas de Redução de Danos, Centros de Convivência e as Oficinas de Geração de Renda.
“Em Cotia, a data é lembrada com eventos de conscientização e envolvem diretamente os pacientes, que protagonizam esta luta. Além do evento, no dia a dia, os profissionais da saúde mental também combatem o estigma de exclusão social e preconceitos contra quem vive e convive com transtornos”, disse o Secretário de Saúde, Magno Sauter.
Serviço
Celebração do Dia Nacional da Luta Antimanicomial
Dia 17 de maio (sexta-feira) – das 8h às 12h
Avenida Benedito Isaac Pires, 35, 5º andar – Parque Dom Henrique
Aberto ao público
Livre
Foto: Vagner Santos|Arquivo