Preocupada com a recuperação, reinserção e fortalecimento dos vínculos familiares e sociais da população em situação de rua, a Secretaria de Desenvolvimento Social de Cotia realizou um café da manhã com as pessoas atendidas no Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP), na quarta-feira (2). O evento serviu para que a secretaria conversasse com este público sobre cursos, mercado de trabalho, entre outros assuntos que vêm ao encontro do trabalho desenvolvido pela secretaria para ajuda-los a reverter a situação de vulnerabilidade social em que se encontram.
“Durante a ‘Campanha Alimento que Aquece – nosso principal tempero é o amor’, em que o Fundo Social de Solidariedade distribuiu sopas toda noite, durante dois meses, ouvimos vários pedidos de moradores de rua”, disse Mara Franco, Secretária de Desenvolvimento Social e Presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS). Segundo a secretária, os pedidos giraram em torno de cursos profissionalizantes, oportunidade de trabalho, entre outros assuntos. “Nosso objetivo é atender a estes pedidos, na medida do que for possível, e somar esforços ao trabalho que é desenvolvido no Centro POP”, destacou Mara.
Também participaram do encontro psicóloga e assistente social, da Secretaria de Desenvolvimento Social, e a coordenação e funcionários do Centro POP. Foi falado sobre cursos de informática e alfabetização, oferecidos no Movimenta Cotia, cujas turmas estão sendo montadas, além do curso de panificação, que está em andamento em frente à Prefeitura. “Pela secretaria, temos a Frente Emergencial Especial de Trabalho em quem a prefeitura dá oportunidade de recomeço para quem está desempregado, tanto que temos duas pessoas atendidas aqui no Centro POP que hoje estão trabalhando por esta Frente”, salientou Mara Franco.