Para esclarecer sobre doenças, falar de prevenção, tratamento e mudança de hábitos alimentares e de vida, a Secretaria de Saúde de Cotia lançou um projeto piloto na Policlínica do Portão que prevê a realização de palestras semanais para pacientes em acompanhamento e tratamento no local. Na estreia, que aconteceu esta semana, o assunto foi Diabetes.
O secretário de Saúde, Magno Sauter, passou pelo local e falou da importância da iniciativa. “A ideia é trabalhar com estes pacientes com diabetes, hipertensão, por exemplo, fazendo a contra referência para que eles tenham condições de retornaram para a atenção básica, ou seja, promover um fluxo de encaminhamento que referencia o paciente do nível de maior para o de menor complexidade”, disse Sauter.
De acordo com ele, o projeto começou pela Policlínica, pois o local congrega pacientes que tiveram complicação de base e precisaram ser acompanhados por especialistas. “O trabalho começa com estes pacientes, mas ao longo do tempo vamos levar para as Unidades Básicas de Saúde”, explicou.
A medida vem ao encontro do projeto do prefeito Rogério Franco de realizar um trabalho preventivo sólido na atenção básica. “Quando a população tem informação sobre prevenção de doenças, a tendência é que faça o controle correto de sua patologia. Com a doença controlada, desafogamos os Pronto Atendimentos para que atendam os casos graves e também causa impacto nas especialidades”, salientou Magno Sauter.
A palestra foi ministrada por enfermeiros da Policlínica. Os pacientes acompanharam a apresentação, esclareceram dúvidas e fizeram o teste de glicemia. “Tenho diabetes há 11 anos e acho muito importante saber mais sobre ela. A gente aprende a se cuidar melhor, a cuidar da alimentação. É conhecendo a doença que a gente se protege”, disse a paciente Daniela de Moraes, de 26 anos, que mora no bairro Cândido Pinto.