Na última semana, a Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, e o Fundo Social de Cotia se reuniram para tratar sobre projetos, programas e parcerias para o ano de 2025. Ficou definido a implantação de novos formatos de ações envolvendo a sociedade, parcerias com a iniciativa privada e outras instituições.
Entre os presentes na reunião estiveram Luciano Marinho Freitas, chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Social, entre outros colaboradores da pasta, e a presidente do Fundo Social, Gleides Sodré Almazan. Foi apresentado um balanço dos projetos sociais ativos na cidade com a finalidade de fortalecer parcerias e reorganizar a estrutura das novas ações que serão implantadas nos próximos meses em Cotia.
Para o Fundo Social, a colaboração estratégica visa implementar projetos de emprego e renda, além de promover a arrecadação de doações, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população, especialmente nas áreas mais vulneráveis.
A Secretaria de Desenvolvimento Social defendeu o diálogo entre as partes e afirmou que esta proximidade é essencial para a construção de um trabalho assertivo em rede que garanta os direitos às famílias em situação de vulnerabilidade social e em situação de violação dos direitos.
Essa importante parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e o Fundo Social só é possível em virtude da visão estratégica da gestão do prefeito Welington Formiga e do seu compromisso com o desenvolvimento social do município fomentando o diálogo entre as pastas para a criação de um ambiente propício à implementação de projetos transformadores.
Atuação do Fundo Social e da Secretaria
O Fundo Social atua como um agente de transformação social, mobilizando recursos e estabelecendo parcerias para financiar e executar projetos que promovam a inclusão social e a geração de oportunidades. A Secretaria de Desenvolvimento Social, por sua vez, é responsável por formular e implementar políticas públicas voltadas para o desenvolvimento social e a redução da pobreza, com foco nas comunidades mais vulneráveis e nas periferias.
A arrecadação de doações, proveniente da colaboração de diferentes parceiros, como empresas, organizações da sociedade civil e cidadãos, é fundamental para garantir a sustentabilidade dos projetos sociais. Através dessa ação, é possível angariar recursos financeiros e materiais que são investidos na implementação e expansão dos projetos, beneficiando um número cada vez maior de pessoas. A participação da comunidade, seja através do voluntariado, da doação ou da participação em atividades, é essencial para o sucesso dessa parceria e para a construção de um município mais desenvolvido e socialmente justo.