Ciente de seu papel em relação a questões ambientais, a Prefeitura de Cotia começa a desenvolver ações direcionadas à implantação da coleta seletiva nos prédios públicos. Na quinta-feira (1º), às 10h, uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente se reunirá com representantes de cada pasta, no auditório da Secretaria da Educação, para informar sobre os procedimentos a serem adotados quanto à separação do lixo orgânico daquele que é possível reciclar, como copos descartáveis, papel, papelão, garrafas PET e vidro.
Cada departamento deverá juntar esses materiais num mesmo recipiente e depositá-los em um container a ser disponibilizado para cada secretaria. O caminhão da coleta seletiva fará a retirada uma vez por semana.
Os objetos – têm de estar limpos, do contrário se contaminam e não servem para reciclagem – serão enviados à Coopernova, cooperativa de trabalho que fará a separação do material nas duas unidades de reciclagem existentes na cidade, nos bairros Nova Cotia e Caiapiá.
Por meio de parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente, a Coopernova e a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), agentes ambientais saíram às ruas dos bairros São Francisco, Jardim Nomura, Jardim Ísis, Jardim Leonor, Portal da Primavera, Parque São George e Parque Bahia para informar sobre a implantação da coleta seletiva nessas localidades nas próximas semanas.
Na ação foram feitas abordagens a moradores e comerciantes e distribuídos panfletos informativos sobre o que pode ser destinado à coleta seletiva.
Segundo a presidente da Coopernova, Marli Monteiro Andrade dos Santos, Cotia recicla em média 3% ao mês – algo em torno de 180 toneladas – de todo o lixo doméstico produzido, cerca de 6,5 mil toneladas.
Os resíduos destinados à reciclagem são separados, compactados e vendidos às indústrias. A ABIHPEC é parceira no projeto e forneceu à Coopernova uma prensa, caminhão e empilhadeira.
A cooperativa recebe doação de cerca de 100 empresas (indústria e comércio) e 120 condomínios. Entre os materiais estão papel, papelão, plástico, garrafas PET latas, vidro e eletroeletrônicos. A própria cooperativa retira o material. O recolhimento é feito por seis caminhões, sendo três próprios e três cedidos pela Cotia Ambiental, concessionária do serviço de limpeza.
A Prefeitura pretende implantar ainda este ano mais três Postos de Entrega Voluntária (PEVs) de lixo destinado à reciclagem, um no centro, um na Granja Viana e outro no quilômetro 21 da rodovia Raposo Tavares. A instalação será feita pela Cotia Ambiental, que já administra a única unidade existente no município, situada em Caucaia. A ideia é chegar futuramente a cinco ecopontos, como também são chamados os PEVs.
Para o PEV de Caucaia são levados diversos tipos de material, como papel, papelão, vidro, plástico, garrafas e embalagens longa-vida usadas no armazenamento de leite e sucos. A entrega é feita pelos próprios munícipes e o material encaminhado à Coopernova, criada em 2008.
Aprovação
A comerciante Maria Aparecida Metelli Gouveia, do bairro São Francisco, ficou empolgada com expansão da coleta seletiva e mostrou-se disposta a colaborar com a separação do lixo. “É bom, porque evita o acúmulo. Ainda não separo, mas vou começar a fazer isso, assim a gente ajuda a manter a cidade limpa.”