quarta-feira, março 26, 2025
17 °c
Cotia
26 ° sex
23 ° sáb
26 ° dom
Menu

Prefeitura inicia reforma e ampliação da UBS e do PA de Caucaia do Alto

Compartilhe esta notícia:

Fotos: Juliano Barbosa

Local será um complexo de saúde com UBS, PA, CEFOR (Centro de Fisioterapia e Ortopedia), SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Centro Odontológico

Já estão em andamento as obras de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) e do Pronto Atendimento (PA) de Caucaia do Alto. Os trabalhos foram contratados pela Prefeitura de Cotia para ampliar e melhorar a capacidade de atendimento dos equipamentos de saúde frente ao crescimento da demanda da região. Com as obras, a Prefeitura reunirá em um mesmo complexo de saúde, a UBS, o PA, o CEFOR (Centro de Fisioterapia e Ortopedia), o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e o Centro Odontológico.

“Vamos entregar para a população do distrito um Pronto Atendimento e uma UBS modernos e que venha ao encontro dos anseios dos moradores que usam o serviço público de saúde”, disse o prefeito Rogério Franco. Serão mais de 500 metros quadrados de área ampliada, além de remodelação e adequação da área existente.

A fachada será totalmente remodelada e passará a ser espelhada. O Pronto Atendimento ganhará quatro novas salas, entre elas uma para observação infantil e uma de isolamento. “Esta sala de isolamento é uma grande conquista para nós. Teremos um local apartado, adequado e seguro para pacientes que precisam ficar isolados dos demais por uma questão de segurança sanitária e para casos de pacientes psiquiátricos”, disse Alessandra Bana, Coordenadora Regional de Caucaia.

O projeto também prevê a separação das recepções do Centro Odontológico e do Pronto Atendimento para dar mais agilidade ao atendimento dos pacientes. Consultórios, telhados, parte elétrica e hidráulica serão reformados e uma central de distribuição de energia elétrica será construída com o objetivo de evitar danos em equipamentos 110 e 220 volts, bifásicos e trifásicos em situações de problemas com o fornecimento de energia elétrica.

A UBS será reformada e a recepção remodelada para garantir mais funcionalidade ao espaço e conforto aos usuários da unidade. A coordenação do PA informou que o local atende em média 12 mil pacientes por mês. “Isso representa um salto de mais de 300% nos últimos cinco anos”, apontou Alessandra Bana.