O recém-criado Grupo de Repressão a Parcelamentos de Solo Clandestinos de Cotia realizou a sua primeira ação de combate à ocupação irregular e loteamento clandestino no parcelamento clandestino conhecido como ‘Nova Caiapiá’, localizado no Bairro das Pitas, com acesso pela Estrada Manoel Lages do Chão. A ação aconteceu na última semana e contou com a presença de representantes de diversas secretarias, entre elas, Habitação, Desenvolvimento Social e Periferias, Obras e Infraestrutura, Guarda Civil Ambiental, Guarda Civil Municipal e outras.
O loteamento irregular vá havia sido embargado pela Prefeitura, no entanto, o embargo não vinha sendo cumprido e as equipes da administração municipal constataram a tentativa de retomada das atividades de ocupação/construções na área, foram encontradas cercas piquetes para demarcação dos lotes irregulares e materiais de construção. A ação buscou impedir que as atividades continuassem.
O loteamento irregular chamado ‘Nova Caiapiá’ é objeto de ações judiciais penais que tratam de parcelamento irregular de solo e danos ambientais. A Prefeitura de Cotia alerta a população que, antes de comprar um lote, é fundamentar consultar a administração para evitar prejuízos. Adquirir terrenos irregulares e clandestinos pode ser mais barato, mas os prejuízos de uma desocupação são permanentes.
O Grupo de Repressão a Parcelamentos de Solo Clandestinos foi instituído no Decreto 9.476/2025 com o objetivo garantir o cumprimento de ordens judiciais referentes ao parcelamento clandestino na cidade e coibir o avanço de irregularidades. A medida visa dar uma resposta firme e coordenada as ocupações irregulares e parcelamentos ilegais de terra na cidade. “Estamos agindo com rigor para proteger o meio ambiente, garantir a segurança da população e respeitar a legislação”, afirmou o prefeito Welington Formiga.