Endereços:
CAC – Centro Admirativo de Cotia – R. Jorge Caixe, 306A, 3° andar – Jardim Nomura – 06716-900 Telefone: (11) 4616-0466– RAMAL 7468
E-mail: sereg@cotia.sp.gov.br
Caucaia do Alto Rua Manoel Ferraz de Almeida, 38 Telefone: (11) 4242-3759
Forma de atendimento:
Atendimento presencial, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Secretaria: Relações Institucionais
A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor dispõe de dois postos de atendimento em Cotia, cuja principal missão é equilibrar e harmonizar as relações entre consumidores e fornecedores. Essa instituição tem como objetivo primordial a formulação e execução de políticas destinadas à proteção e defesa dos diretos dos consumidores.
SERVIÇOS
- Educação para o consumo;
- Orientação aos consumidores e fornecedores acerca de seus direitos e obrigações nas relações de consumo;
- Recebimento e processamento de reclamações administrativas contra fornecedores de bens ou serviços.
Relação de Documentos
A relação de documentos varia de acordo com o tipo de produto ou serviço. Para atendimento pessoal é necessário apresentar o RG e CPF do consumidor ou do representante legal. A reclamação será registrada no nome que consta no contrato, nota fiscal ou cupom fiscal. Verifique na lista abaixo quais são os documentos necessários para registrar a sua reclamação.
- Água, Energia e Gás:
Conta/faturada reclamada; Solicitação de serviço (instalação, vistoria, etc); Comprovante de pagamento; Termo de parcelamento.
- Alimentos e Remédios:
Pedido, nota fiscal ou cupom fiscal; Folheto/anúncio publicitário; Comprovante de pagamento; Imagem da embalagem do produto, com data de validade, lote, etc; Comprovantes de despesas médicas, se houver; Relatório médico, se houver.
- Educação:
Contrato; Boleto; Termo de parcelamento; comprovante de pagamento; Pedido de trancamento ou cancelamento.
- Habitação:
Contrato ou proposta de compra e venda; Folheto/anúncio publicitário; Boleto bancário; comprovante de pagamento; Termo de entrega das chaves (aluguel ou compra/venda).
- Produtos:
Pedido, nota fiscal ou cupom fiscal; comprovante de pagamento ou boleto bancário; certificado de garantia; Ordem de serviço.
- Saúde:
Proposta de adesão/contrato; Apólice; Conta/faturada; Carterinha; Cartas de cobrança; Nota fiscal ou cupom fiscal; Comprovante de pagamento ou boleto bancário; Pedidos médicos; Relatórios médicos.
- Serviços Financeiros:
Conta/Faturada; Comprovante de pagamento; Proposta de adesão; Apólice para problemas com seguro; Extrato bancário; Termo de parcelamento; Cartas de cobrança; Comprovante de negativação SPC/SERASA; Boletim de ocorrência (BO), se houver, para reclamações sobre falhas em transações eletrônicas, clonagem de cartão de crédito, etc.
- Telecomunicações – Internet, TV por assinatura, Telefonia fixa ou celular:
Conta/faturada; Folhetos/ anúncios publicitários; Comprovante de pagamento; Protocolos de reclamação.
- Turismo e Viagens:
Número do bilhete/voucher; Orçamento; Pedido/contrato; Folheto/anúncio publicitário; Comprovante de pagamento ou boleto bancário; Protocolo de reclamação.