Nesta terça-feira (08/10), das 9h às 16h, a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, realizou o programa ‘Alfabetiza Juntos SP’, uma iniciativa que promove o aprimoramento da prática pedagógica para fortalecer o papel do docente alfabetizador da rede municipal de ensino do Estado. A formação aconteceu no auditório da Secretaria de Educação de Cotia, onde foi realizado o sexto módulo do cronograma: “Desenvolvimento da influência leitora”, que trabalhou os sistemas de escrita e leitura no âmbito da alfabetização.
O Alfabetiza Juntos SP está dentro do Compromisso Criança Alfabetizada do Ministério da Educação (MEC). “O nosso grande objetivo é garantir o direito de alfabetização de todas as crianças na idade certa. Com a formação é possível repertoriar os professores por meio de uma prática mais assertiva do contexto social, atividades contextualizadas e significativas que possibilitem que a criança reflita e amplie os seus conhecimentos”, explicou Lisley Rezende, responsável pela formação.
Além de Cotia, o encontro arrimou profissionais de Carapicuíba, Osasco, Caieiras, Taboão da Serra, Itapecerica da Serra, Itapevi, entre outros, com o intuito de desenvolver uma percepção do conhecimento estético e literário e propor reflexões sobre a relação entre a experiência vivida nas práticas de integração do curso e o ambiente da sala de aula, além de convidar o profissional a disseminar o conteúdo dentro da concepção interacionista da educação.
O projeto incorporou dinâmicas a partir da imersão na linguagem poética e literária do poeta Manoel de Barros. “Ele representa as múltiplas infâncias dentro de uma identidade brasileira. Quando o adulto consegue fazer o resgate da sua infância, automaticamente, ele vai ter um outro olhar para as infâncias que ele tem dentro do território da unidade escolar. Que Manoel consiga despertar esta concepção neste programa, para respaldar o nosso fazer da educação”, explicou a educadora e convidada, Gisele Batista.
Mari Dantas, do município de Franco da Rocha, que pertence a diretoria de ensino de Caieiras, discorre sobre as possibilidades adquiridas na formação. “O que me mobiliza é a possibilidade de trocas e experiências, porque temos contato com pessoas de diversos locais. Eu penso que é uma mobilização em prol de um objetivo comum, que é qualificar o trabalho deste professor alfabetizador para garantirmos a alfabetização das crianças até o segundo ano”, disse.