Iniciativa do Fundo Social dá nova utilidade a flores naturais usadas em eventos e que iriam para o lixo
Em dezembro, o Projeto Pétalas do Amor passou por Caucaia do Alto levando amor e flores aos idosos que frequentam as atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Caucaia do Alto. O projeto é realizado pelo Fundo Social de Solidariedade de Cotia (FSSC) desde o início do ano e consiste em ensinar as pessoas a produzirem arranjos de flores, com flores naturais derivadas de eventos e que seriam descartadas, e presentear idosos, crianças e adultos acamados. As flores são doadas por parceiros do FSSC.
Os arranjos foram feitos por pessoas que participam de atividades do CRAS, as próprias pessoas que fazem os arranjos são convidadas a fazer a entrega. “O Projeto Pétalas do Amor nasceu para dar um aproveitamento a flores naturais que iriam, ainda bonitas, para o lixo. Essas flores se transformam em arranjos e, com certeza, deixam a vida de quem os recebe mais colorida”, disse Mara Franco, presidente do FSSC e idealizadora do projeto.
Mara explicou também que o projeto é uma ferramenta social importante, uma vez que os arranjos são confeccionados por pessoas atendidas pelos CRAS, já realizou oficinas com pessoas em situação de rua, entre outros. Uma voluntária acompanha a produção dando dicas e orientações de como fazer os arranjos.