A aula do curso Guardião Ambiental Mirim da última semana, na Escola Municipal Vicentina Pires de Oliveira, no bairro Morro Grande, foi ministrada pela Guarda Civil Ambiental de Cotia. Na pauta: Crimes ambientais, crime contra a flora, desmatamento e queimada, este último, foi uma das agressões ambientais causadas pelo homem que mais aumentou no município, dados da Guarda Ambiental já mostram crescimento de 8% no período de estiagem deste ano, em relação a igual período de 2018. No País, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) aponta um aumento de 82% nas queimadas entre janeiro e agosto deste ano, em relação a igual período de 2018.
O curso Guardião Ambiental Mirim é realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Agropecuária e, ao final, os alunos receberão o certificado de Guardião Ambiental Mirim. As aulas acontecem a cada quinze dias, quando gestores ambientais, biólogos, entre outros, vão até a escola para orientar os alunos sobre diversos assuntos relacionados ao meio ambiente e à preservação de seus recursos naturais.
“Educação ambiental já faz parte da realidade da vida das crianças. Não será possível a qualidade de vida, do ar, da água se não tomarmos medidas agora. Este projeto busca despertar nos pequenos a consciência sobre a importância de uma vida em equilíbrio com a natureza e que preserve os seus recursos naturais”, disse Gustavo Gemente, titular da Secretaria de Meio Ambiente e Agropecuária.
Em relação à queimada, o secretário lembrou que ela é crime ambiental em todo o território nacional, de acordo com a Lei Federal 9605/1998. Em Cotia, a população pode denunciar a prática por meio do 0800 8781100. “A atribuição de combater as queimadas é do Corpo de Bombeiros, mas à equipe da GCM Ambiental cabe o auto de notificação para que os autores respostam pelo crime”, salientou.
Fotos: Vagner Santos