Percentual de falta a consultas chega a 33% e aos exames e procedimentos médicos, 40%
Em audiência pública, realizada pela Secretaria de Saúde, na quinta-feira (28/09), na Câmara Municipal, foi apresentado um balanço referente aos meses de maio a agosto de 2017. Durante a audiência, o Secretário de Saúde, Magno Sauter, chamou atenção para a alto índice de absenteísmo em consultas médicas e exames registrado nos últimos meses.
Os números apresentados pela secretaria, mostram que cerca de 40% dos pacientes que haviam agendado exames e procedimentos, não compareceram. Além disso, cerca de 33% das consultas e especialidades agendadas não tiveram a presença do paciente e nem foram desmarcadas. “São percentuais muito expressivos”, disse Magno Sauter. Ele afirmou que esta situação prejudica o serviço de saúde na cidade, uma vez que a pessoa não desmarca o agendamento impossibilitando que outro paciente possa ser atendido.
Diante deste resultado, a Secretaria de Saúde adotou algumas atitudes como ligar para os pacientes, uma semana antes da consulta ou do exame para confirmação. No entanto, muitos pacientes não mantêm seus cadastros atualizados. “É importante que os munícipes que usam a rede pública municipal de saúde atualizem seus dados, em breve, implantaremos o serviço de SMS e para ele funcionar como queremos, temos que ter os dados atualizados de cada paciente”, explicou o secretário.
Outro ponto abordado por Sauter foi a otimização dos recursos que já existem. “Os últimos meses foram de ajustes e a secretaria trabalhou muito na otimização dos recursos já existentes. Houve um acréscimo de consultas sem um acréscimo de gastos”, destacou.
A quantidade de atendimentos nos últimos quatro meses foi de 247.816, distribuídos nas 25 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), odontologia, Policlínica, Clínica da Mulher, Cefor I e V, SAE/CTA, medicina do trabalho, psicossocial, SAMU, urgência e emergência nos Pronto Atendimentos de Caucaia do Alto e Parque São George e UPA Atalaia.
“Acredito que a audiência foi muito positiva, teve uma forte presença da população, que veio com questionamentos pontuais e importantes, para que possamos melhorar sempre”, concluiu o secretário.