• Ouvidoria
  • Portal do Servidor
  • Sistema de Consignação
  • Portal de Serviços
  • Transparência
  • Transparência Covid-19
terça-feira, 05 dezembro
30 °c
Cotia
26 ° qua
26 ° qui
26 ° sex
Menu
Cotia
No Result
View All Result
Menu
Cotia
Busca
No Result
View All Result
Cotia
No Result
View All Result
  • Ouvidoria
  • Portal do Servidor
  • Sistema de Consignação
  • Portal de Serviços
  • Transparência
  • Transparência Covid-19
  • Desenvolvimento Social, Notícias
  • 20/04/2021

SDS intensifica atendimento a pessoas em situação de rua no período de baixas temperaturas

Dados da Secretaria de Desenvolvimento Social mostram que, entre 4 de março e 15 de abril, 27 pessoas foram abordadas nas ruas de Cotia e encaminhadas para atendimento

 

Durante todo o ano, equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) de Cotia realizam o trabalho de abordagem a pessoas em situação de rua em todas as regiões do município. No entanto, com a proximidade de baixas temperaturas e de noites e madrugadas geladas essas ações se intensificam. O plano de ação da Secretaria é executado por uma equipe multiprofissional para oferecer cuidado, atendimento e, quando possível, o restabelecimento do vínculo familiar para essas pessoas.

Um balanço da SDS, referente ao período de 4 de março a 15 abril desse ano, mostra que 27 pessoas que estavam em situação de rua foram abordadas. Todas receberam a oferta de atendimento e de acolhimento, desse total, 21 permanecem no Serviço de Acolhimento mantido pela Prefeitura.

“As ações junto às pessoas em situação de rua são permanentes, mas neste momento, em que as temperaturas caem e essas pessoas sofrem mais em suas condições de vulnerabilidade, o trabalho é intensificado. Temos uma equipe responsável por realizar as abordagens, demandas espontâneas e o atendimento do CRAS e CREAS online, onde a população pode informar a localização da pessoa em situação de rua”, disse Mara Franco, Secretária de Desenvolvimento Social.

A secretária explicou que as pessoas que aceitam são levadas ao acolhimento, podem tomar banho, trocar de roupa, se alimentar, cortar os cabelos, participar de atividades oferecidas no local, são auxiliadas no restabelecimento do vínculo familiar, mas, como muitas têm dependência química, acabam voltando para as ruas. “E é por isso que as ações são permanentes e a abordagem envolve a tentativa de localizar familiares, verificar se há vínculos e, na medida do possível, reinserirmos o indivíduo à família”, disse Mara Franco.

 

Central de Atendimento

A Secretaria de Desenvolvimento Social lançou uma Central de Atendimento via Whatsapp (11 96300-7500) para que a população possa auxiliar o poder público a localizar pessoas em situação de rua no município de Cotia. Basta enviar um ‘olá’ para o número e a mensagem será respondida com um menu de opções de atendimento, basta responder com o número “9” e informar a localização da pessoa em situação de rua para que a equipe do CREAS programa o atendimento.

 

Rede atendimento e proteção

Em Cotia, a Prefeitura oferece uma rede de atendimento e proteção às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Além do Centro Dia, onde a pessoa em situação de rua pode se alimentar, tomar banho, lavar os seus pertences e participar de oficinas e acessar serviços sociais. Há também o Acolhimento Institucional Projeto Restaurando Vidas pernoite, o atendimento do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

AnteriorAnteriorGuarda Civil Ambiental resgata filhote de jaguatirica ferida
PróximoNo mês do Índio tem lançamento de e-book com coautoria de indígena cotianoPróximo

Acesso à Informação

  • Carta de Serviço ao Usuário
  • Concursos Públicos
  • Contas Públicas
  • Diário Oficial
  • Editais, Licitações e Contratos
  • Legislação Municipal
  • MP Cotia
  • Precatórios
  • Serviços do Trabalhador
  • Conselhos Municipais
  • Minha Casa, Minha Vida

MAIS POPULARES

  • Animália Park é a nova atração de lazer e entretenimento de Cotia

    Animália Park é a nova atração de lazer e entretenimento de Cotia

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Prefeitura receberá pedidos de regularização de imóveis até 31/12/2023

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Segunda via do IPTU 2023 pode ser emitida pelo site da Prefeitura

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Processo Seletivo Simplificado Para Contratação de Técnico de Enfermagem e Técnico em Segurança do Trabalho.

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Processo Seletivo Simplificado para Contratação por Tempo Determinado – Edital 012/2023

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
Programa de Educação para o Trânsito encerra 2º semestre com 237 alunos capacitados
Educação

Programa de Educação para o Trânsito encerra 2º semestre com 237 alunos capacitados

09/11/2023
Castração de Cães e Gatos
Notícias

Inscrições abertas para a castração de cães e gatos que acontecerá no Jd. Japão

21/11/2023
Entre 27 e 30/11 estão abertas as inscrições para eleição do CMDDPcD para o biênio 2024/2026
Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher

Entre 27 e 30/11 estão abertas as inscrições para eleição do CMDDPcD para o biênio 2024/2026

27/11/2023
‘O cuidado não acaba em outubro’: pacientes deixam mensagens de conscientização sobre o câncer de mama
Notícias

‘O cuidado não acaba em outubro’: pacientes deixam mensagens de conscientização sobre o câncer de mama

07/11/2023
Seguem abertas as inscrições para curso gratuito em parceria com o Sebrae
Indústria, Comércio e Empreendedorismo

Seguem abertas as inscrições para curso gratuito em parceria com o Sebrae

22/11/2023

Av. Professor Manoel José Pedroso, 1347
Jardim Nomura – Cotia – SP
CEP: 06717-900 

Contato

Telefone: (11) 4616-0466
Horário: Segunda a sexta das 8h às 17h

Ouvidoria

Prefeitura Cotia

  • Equipes de Governo
  • Secretarias
  • Transparência
  • Fundo Social
  • Equipes de Governo
  • Secretarias
  • Transparência
  • Fundo Social

Notícias

  • Diário Oficial
  • Todas as Notícias
  • Vídeos
  • Diário Oficial
  • Todas as Notícias
  • Vídeos

Serviços

  • 2ª via IPTU
  • B.O. Online
  • Poupatempo
  • BNDES
  • DIPAM
  • Agendamento de Consultas
  • Nota Fiscal
  • 2ª via IPTU
  • B.O. Online
  • Poupatempo
  • BNDES
  • DIPAM
  • Agendamento de Consultas
  • Nota Fiscal

Servidor

  • Portal do Servidor
  • Webmail
  • Portal do Servidor
  • Webmail
© 2023 LLIÈGE – Copyright & Copyleft © All material in this platform is the property of the contributing authors and partners.
Facebook-f Instagram Youtube
No Result
View All Result
  • A Cidade
    • A Bandeira de Cotia
    • A História de Cotia
    • Cotia em números
    • O Hino de Cotia
    • Região
  • Governo
    • Equipe de Governo
    • Secretarias
      • Assuntos Jurídicos e da Justiça
      • Comunicação
      • Cultura e Lazer​
      • Defesa Civil
      • Desenvolvimento Social
      • Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher
      • Educação
      • Esportes e Juventude
      • Fazenda
      • Gestão Estratégica e Inovação
      • Governo
      • Habitação e Urbanismo
      • Indústria, comércio e Empreendedorismo
      • Licitações e Logística
      • Obras e Infraestrutura Urbana
      • Relações Institucionais
      • Saúde
      • Segurança Pública
      • Trabalho e Emprego
      • Transportes e Mobilidade
      • Turismo
      • Verde e do Meio Ambiente
  • Serviços
  • Notícias
  • Fundo Social
  • Ouvidoria

© 2023 LLIÈGE - Copyright & Copyleft © All material in this platform is the property of the contributing authors and partners.

  • Aumentar fonte
  • Diminuir fonte
  • Preto e branco
  • Inverter cores
  • Destacar links
  • Fonte regular
  • Redefinir
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Real Accessability
...