Foto: Vagner Santos
A Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, atua no formato de rede de políticas públicas integradas no atendimento à população em situação de rua. Por meio de busca ativa e abordagem nos locais de incidência da população vulnerabilizada, as equipes do Centro de Referência Especializada de Assistência Social – CREAS e equipes volantes oferecem a oferta dos serviços de Centro Dia (em que a pessoa em situação de rua pode exercer a rotina do dia a dia, tais como se alimentar, realizar higienização pessoal e outros), bem como pernoite (em que, além de realizarem suas atividades de higiene pessoal e alimentação, possuem local específico para dormir). Os serviços são caracterizados como porta aberta, e qualquer pessoa em situação de rua pode procurar o local ou pedir auxílio ao CREAS que fará as devidas intervenções.
“Estamos investindo na estrutura de atendimento às pessoas em situação de rua priorizando o atendimento digno e a recuperação da autonomia. Vale ressaltar que, no serviço de Centro Dia e ou pernoite, contamos com uma rede de apoio em que a equipe multidisciplinar realiza um plano de atendimento individual de cada atendido, traçando metas a serem alcançadas em todos as áreas como: acesso a documentação, atendimento na área da saúde, educação, trabalho e acesso a benefícios”, destacou Mara Franco, Secretária de Desenvolvimento Social.
A gestora da pasta destacou ainda que os serviços realizam a busca por familiares para reconstituição dos vínculos familiares e afetivos nos casos em que existe essa possibilidade. “O plano de atendimento é pensado em conjunto com o atendido, traçando suas potencialidades e resgate de sua autonomia para superação da situação de rua”, acrescentou.
Mesmo com o constante engajamento de políticas públicas e ampliação do atendimento, Cotia está situada numa área de passagem de população vulnerabilizada e faz divisa com doze municípios da região metropolitana de São Paulo, a 34 km da capital e torna-se um município de fácil acesso e de passagem para essa população que migra constantemente de um local a outro.
Por meio das análises do monitoramento realizado pelas equipes constata-se que, considerando ainda as constantes ações realizadas pela prefeitura de São Paulo em conjunto com o Governo do Estado, as pessoas em situação de rua que estavam fixadas em algumas regiões conhecidas de São Paulo passaram a migrar para as cidades da região metropolitana e, em Cotia, não foi diferente. Segundo levantamento realizado no banco de dados do município, bem como no Cadastro Único, desse público cadastrado 95% não são de origem do município.
Na busca de estabelecer vínculos com os atendidos e obter melhores resultados, a administração municipal constantemente adota estratégias de atendimento para essa população, visto se tratar de um público específico e heterogêneo. Por essa razão, as equipes estão constantemente nas ruas realizando abordagem, mapeamento e direcionamento dessa população. O cadastro único é realizado em 100% dos casos por meio das equipes volantes e unidades do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas unidade Central e unidade Caucaia do Alto.
As políticas públicas que norteiam pessoas em situação de rua levam em conta os diversos motivos que possam levá-las a essa situação, tais como desemprego, drogadição, conflitos familiares e outros. Além disso, fatores alheios à vontade da municipalidade ocorrem na região que impactam diretamente no aumento dessa demanda na cidade, de toda forma, a municipalidade não deixa de prestar todo atendimento à essa população investindo no atendimento da assistência social e, por vezes, no formato integrado com outras secretarias.
Nos equipamentos públicos as pessoas em situação de rua, após intervenções na área da Assistência Social por meio das equipes de abordagem, são encaminhadas ao serviço de Centro Dia e pernoite, local onde terão seus direitos resguardados e atendidas suas necessidades básicas, bem como participam de atividades/programas de qualificação.
Mensalmente, são atendidas 60 (sessenta) pessoas em situação de rua, englobando ambos os sexos, sendo que o acesso se dá por meio da busca espontânea da própria pessoa e ou encaminhamento por meio do CRAS/CREAS on-line, pelo número de Whatsapp (11) 96300-7500 para que o cidadão possa informar a localização e condição da pessoa em situação de rua flagrada em seu caminho.
Toda política pública voltada à pessoa em situação de rua é constantemente submetida à avaliação e adequações visando melhores resultados, no entanto, vale ressaltar que qualquer atendimento deve ser de livre ‘aceite’ da pessoa atendida.