Projeto Teoria da Paz é desenvolvido em parceria com o Rotary Clube de Cotia e busca auxiliar diretores na administração de conflitos físicos e psicológicos, entre outros
Representantes das escolas municipais de Cotia participaram, na manhã desta terça-feira (14/11), de uma palestra sobre gestão escolar, no auditório da Secretária de Educação. A palestra foi ministrada por Jorge Vieira, professor de administração das Faculdades Rio Branco, pesquisador pela PUC e membro do Rotary Clube de Cotia. Na ocasião, o professor falou sobre o projeto Teoria da Paz que acontece na E.M Caputera e na E.M Crianças de Cotia, por meio de uma parceria com a Secretaria de Educação.
A iniciativa prevê que as escolas recebam a visita de Jorge Vieira que irá coletar dados, conversar com o diretor e toda a equipe escolar e, com base nos dados coletados, desenvolver um modelo de gestão que atenda às necessidades da unidade escolar, além de auxiliar em sua aplicação. Uma das propostas é alertar ao diretor que ele é um gestor e que saber delegar é fundamental na administração de problemas no dia a dia.
A diretora da E.M Crianças de Cotia, Elenice França, aprova a iniciativa. “Estamos aprendendo muitas coisas e esperamos que em breve todas as escolas municipais possam receber este apoio. É uma iniciativa que só vem para acrescentar ao nosso trabalho dentro da escola”, avaliou.
De acordo com Jorge Vieira, a medida pode diminuir consideravelmente o índice de conflitos físicos ou psicológicos nas escolas. “A ideia é que a escola seja um lugar protegido, seguro, onde os alunos tenham um espaço tranquilo para trabalhar, queremos ajudar na integração de todos os funcionários, alunos, pais e comunidade”, explicou.
Odércio Silva, diretor da E.M Caputera, conta que ainda está no início do processo, mas está otimista. “Estamos no começo ainda [de implantação do projeto], mas é muito interessante, isso só tem a acrescentar não apenas para a escola, mas para a comunidade toda, a cultura da paz tem que ser expandida”, destacou.