• Ouvidoria
  • Portal do Servidor
  • Sistema de Consignação
  • Portal de Serviços
  • Transparência
  • Transparência Covid-19
segunda-feira, 04 dezembro
29 °c
Cotia
24 ° ter
26 ° qua
26 ° qui
Menu
Cotia
No Result
View All Result
Menu
Cotia
Busca
No Result
View All Result
Cotia
No Result
View All Result
  • Ouvidoria
  • Portal do Servidor
  • Sistema de Consignação
  • Portal de Serviços
  • Transparência
  • Transparência Covid-19
  • Desenvolvimento Social, Notícias
  • 22/06/2020

Seis pessoas em situação de rua foram acolhidas desde a ampliação do Plano de Ação com a criação do Canal de Atendimento

 

Qualquer pessoa pode ajudar no trabalho de abordagem e atendimento a este público. Basta enviar uma mensagem por Whatsapp para 9 6300-7500 e informar a localização de pessoas nesta condição

 

A Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), reforçou o Plano de Ação junto a pessoas em situação de rua. O serviço foi intensificado no período noturno, que é quando as pessoas nesta condição são mais facilmente encontradas. Na última semana, por exemplo, as equipes passaram por diversos pontos da cidade, tanto em Cotia quanto em Caucaia do Alto e, dos 18 abordados, seis aceitaram o convite e concordaram em ir para o serviço de Acolhimento Restaurando Vidas. Eles foram levados para lá, pela equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e pela equipe do próprio Acolhimento.

Os locais visitados pela equipe foram as passarelas do Extra e do km 31,5 (sentido São Paulo), Retorno do 32, UPA Atalaia, Cotia Hall ( antigas dependências), Praça do Jardim Sabiá e em frente ao Banco do Brasil, no centro de Cotia, e Terminal Rodoviário, Km 39 (nas proximidades do Habib's) e Jardim Japão, em Caucaia. De acordo com o relatório das abordagens, as pessoas localizadas nas ruas têm idade entre 20 e 80 anos e a maioria têm histórico de uso de álcool e drogas.

“O trabalho feito pela equipe do CREAS é permanente, respeitando a legislação, o direito da pessoa em situação de rua, mas sempre que conseguimos convencer e levar alguém para atendimento, é uma grande vitória”, descreveu Mara Franco, secretária de Desenvolvimento Social.

Para auxiliar no direcionamento das abordagens, a SDS lançou um Canal de Atendimento, via Whatsapp, para que qualquer pessoa possa notificar a localização de uma pessoa em situação de rua. Basta enviar uma mensagem com um ‘olá’, para 9 6300-7500. A mensagem será respondida com um menu de opções de atendimento, basta responder com o número “9” e informar a localização da pessoa.

De acordo com a SDS, seis pessoas que foram abordadas na última semana já foram indicadas pela população por meio do Canal de Atendimento.

 

Mapeamento da população em situação de rua

Dados da Secretaria de Desenvolvimento Social mostram que, atualmente, trinta e sete pessoas estão em situação de rua. Os números mostram ainda que 97% são do sexo masculino e que 89% possui documento de identificação. O levantamento da Secretaria mostra ainda, 43% tem idade entre 30 e 44 anos e 35% tem Ensino Fundamental incompleto.

 

Rede atendimento e proteção

Em Cotia, a Prefeitura oferece uma rede de atendimento e proteção às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Além do Centro Dia, onde a pessoa em situação de rua pode se alimentar, tomar banho, lavar os seus pertences e participar de oficinas e acessar serviços sociais. Há também o Acolhimento Institucional Projeto Restaurando Vidas pernoite, o atendimento do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

 

Crédito das fotos: Alexandre Rezende

Legenda: Abordagem realizada pela equipe do CREAS, com o apoio do CAPS e do serviço de acolhimento

Infográfico: Dados das abordagens da última semana

AnteriorAnteriorCampanha contra violência doméstica
PróximoCom novas construções em Caucaia e no Turiguara Prefeitura vai abrir quase duas mil vagas de crechePróximo

Acesso à Informação

  • Carta de Serviço ao Usuário
  • Concursos Públicos
  • Contas Públicas
  • Diário Oficial
  • Editais, Licitações e Contratos
  • Legislação Municipal
  • MP Cotia
  • Precatórios
  • Serviços do Trabalhador
  • Conselhos Municipais
  • Minha Casa, Minha Vida

MAIS POPULARES

  • Animália Park é a nova atração de lazer e entretenimento de Cotia

    Animália Park é a nova atração de lazer e entretenimento de Cotia

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Prefeitura receberá pedidos de regularização de imóveis até 31/12/2023

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Segunda via do IPTU 2023 pode ser emitida pelo site da Prefeitura

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Processo Seletivo Simplificado Para Contratação de Técnico de Enfermagem e Técnico em Segurança do Trabalho.

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Processo Seletivo Simplificado para Contratação por Tempo Determinado – Edital 012/2023

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
Programação voltada para a saúde do homem marcou o ‘Dia D Novembro Azul’
Notícias

Programação voltada para a saúde do homem marcou o ‘Dia D Novembro Azul’

27/11/2023
Castração de Cães e Gatos
Notícias

Inscrições abertas para a castração de cães e gatos que acontecerá no Jd. Japão

21/11/2023
Cotia prorroga até 4/12 o prazo de inscrições nos editais que vão liberar R$ 1,9 milhão para o setor Cultural
Cultura e Lazer

Cotia prorroga até 4/12 o prazo de inscrições nos editais que vão liberar R$ 1,9 milhão para o setor Cultural

28/11/2023
Prefeitura e Procon se reúnem com a Enel para cobrar melhorias nos serviços da concessionária
Notícias

Prefeitura e Procon se reúnem com a Enel para cobrar melhorias nos serviços da concessionária

24/11/2023
Cotia conclui capacitação oferecida a cuidadores de pessoas idosas
Desenvolvimento Social

Cotia conclui capacitação oferecida a cuidadores de pessoas idosas

06/11/2023

Av. Professor Manoel José Pedroso, 1347
Jardim Nomura – Cotia – SP
CEP: 06717-900 

Contato

Telefone: (11) 4616-0466
Horário: Segunda a sexta das 8h às 17h

Ouvidoria

Prefeitura Cotia

  • Equipes de Governo
  • Secretarias
  • Transparência
  • Fundo Social
  • Equipes de Governo
  • Secretarias
  • Transparência
  • Fundo Social

Notícias

  • Diário Oficial
  • Todas as Notícias
  • Vídeos
  • Diário Oficial
  • Todas as Notícias
  • Vídeos

Serviços

  • 2ª via IPTU
  • B.O. Online
  • Poupatempo
  • BNDES
  • DIPAM
  • Agendamento de Consultas
  • Nota Fiscal
  • 2ª via IPTU
  • B.O. Online
  • Poupatempo
  • BNDES
  • DIPAM
  • Agendamento de Consultas
  • Nota Fiscal

Servidor

  • Portal do Servidor
  • Webmail
  • Portal do Servidor
  • Webmail
© 2023 LLIÈGE – Copyright & Copyleft © All material in this platform is the property of the contributing authors and partners.
Facebook-f Instagram Youtube
No Result
View All Result
  • A Cidade
    • A Bandeira de Cotia
    • A História de Cotia
    • Cotia em números
    • O Hino de Cotia
    • Região
  • Governo
    • Equipe de Governo
    • Secretarias
      • Assuntos Jurídicos e da Justiça
      • Comunicação
      • Cultura e Lazer​
      • Defesa Civil
      • Desenvolvimento Social
      • Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher
      • Educação
      • Esportes e Juventude
      • Fazenda
      • Gestão Estratégica e Inovação
      • Governo
      • Habitação e Urbanismo
      • Indústria, comércio e Empreendedorismo
      • Licitações e Logística
      • Obras e Infraestrutura Urbana
      • Relações Institucionais
      • Saúde
      • Segurança Pública
      • Trabalho e Emprego
      • Transportes e Mobilidade
      • Turismo
      • Verde e do Meio Ambiente
  • Serviços
  • Notícias
  • Fundo Social
  • Ouvidoria

© 2023 LLIÈGE - Copyright & Copyleft © All material in this platform is the property of the contributing authors and partners.

  • Aumentar fonte
  • Diminuir fonte
  • Preto e branco
  • Inverter cores
  • Destacar links
  • Fonte regular
  • Redefinir
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Real Accessability
...