A Secretaria de Transporte e Trânsito de Cotia orienta os motoristas a evitarem a Estrada Fernando Nobre no dia 17/02, entre às 8h e às 18h, por conta do grande número de veículos que deverá passar pelo local em razão da programação que celebrará o Ano Novo Chinês (Ano do Porco), no Templo Zu Lai [veja programação]. Em 2017, o Templo recebeu mais de 17 mil pessoas no evento e a expectativa é que este ano o número de visitantes seja ainda maior.
Para evitar congestionamento, os motoristas que forem acessar a Rodovia Raposo Tavares, partindo do trecho anterior ao Templo Zu Lai, o melhor é optar pela Rua Carlos Antônio Pereira de Castro, acessar a Avenida Vasco Massafelli, Rua São Francisco e Rua Martiliano Lemos Leite, para quem for deixar a Raposo e tiver como destino a Estrada São Fernando, utilizar a rota no sentido inverso. Faixas de alerta e agentes de trânsito estarão na Estrada Fernando Nobre para dar apoio ao escoamento viário e orientar os motoristas.
As comemorações do Ano Novo Chinês acontecem a partir das 10h e a programação prevê a possibilidade de saborear a gastronomia oriental – seja por meio das comidinhas vendidas nas barracas típicas ou pelo almoço vegetariano disponível no restaurante do Templo – até as apresentações especiais e as oficinas criativas. As grandes estrelas do encontro, a Cerimônia dos Mil Budas e as aguardadas danças do Leão e do Dragão, abrilhantarão o dia.
Rota alternativa à Estrada Fernando Nobre (para evitar o trecho de chegada à Raposo): Rua Carlos Antônio Pereira de Castro, acessar a Avenida Vasco Massafelli, Rua São Francisco e Rua Martiliano Lemos Leite.
Rota alternativa à Estrada Fernando Nobre (para evitar o trecho de chegada à Raposo – sentido contrário): Rua Martiliano Lemos Leite, Rua São Francisco, Avenida Vasco Masafelli e Rua Antônio Pereira de Castro.
Celebração do Ano Novo Chinês – Ano do Porco
Templo Zu Lai (Estrada Fernando Nobre, 1461 – acesso pelo km 28,5 da Rodovia Raposo Tavares)
Programação
Dia 17 de fevereiro de 2019
10h – Cerimônia dos Mil Budas – Será realizada na parte interna do templo e é aberta ao público em geral. Não é permitido entrar de bermuda, shorts ou saia.
10h – Workshops – Dobraduras de papel (o Origami), caligrafia chinesa, entre outras atividades relacionadas a cultura oriental.
11h – Almoço vegetariano e barracas com comidas típicas. – Pratos da culinária chinesa e vegetariana. Além de barracas com diversas opções de comidas típicas espalhadas pelo local.
13h – Espetáculo da Dança do Leão e do Dragão. – Um dos momentos mais esperados da comemoração é a Dança do Leão e do Dragão, com grandes imagens desses animais cheios de significado, coreografias, música e muita cor. Há ainda apresentações de outras atividades tradicionais na cultura chinesa.
Foto: Vagner Santos