‘Talentos Partilhados’ promove aprendizado e oportuniza inclusão em Cotia

O Projeto Talentos Partilhados é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social e Periferias (SDSP) de Cotia que promove aprendizado e oportuniza inclusão. Por meio de oficinas, os participantes têm a chance de aprender uma atividade, como crochê, por exemplo, mas, para além disso, o projeto é um importante instrumento de integração, convívio social, troca de experiências e de inclusão de pessoas com deficiência auditiva e visual, como acontece no CRAS Arco-Íris.

De acordo com a SDSP, a turma que participa das oficinas às quintas-feiras é um bom exemplo de como o projeto acolhe e inclui. Entre os participantes há pessoas jovens e idosas, pessoas com deficiência auditiva e visual. “Vivenciamos uma diversidade de ideias, idades e inclusão. Temos pessoas de 12 a 81 anos e pessoas com deficiência, tudo isso agrega ainda mais valor ao projeto. E para dar um exemplo, uma das experiências compartilhadas foi exatamente a audiodescrição, que passou a fazer parte do nosso convívio inclusivo”, destacou a coordenadora Renata Job.

O morador da região do Jardim Arco-Íris, Kleber, está entre os participantes da oficina de crochê. “Tudo é possível na vida, tenho deficiência visual e isso não me impede de aprender habilidades”, disse. Ele aproveitou para mandar um recado: “Aconselho a todos que têm vontade de aprender, a participar e viver novas experiências. Ocupo a minha mente, meu tempo e consigo vender o que faço. É um excelente exercício para a mente e para o corpo”, completou.

Entre os participantes desta turma estão ainda, a dona Maria, de 81 anos; a Maria das Graças de 63. A Rosemeire, que afirmou que tem problemas de saúde e, com motivação, aprendeu a fazer crochê há três semanas; e a Andressa, que transpôs as barreiras da deficiência auditiva, e está incluída na turma aprendendo novas atividades.

O Projeto Talentos Partilhados acontece em diversos polos e conta ainda com oficinas de Dança de Salão e Artesanato. Informações podem ser obtidas no CRAS mais próximo. O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) é o mantenedor do projeto e parceiro da SDSP nesta iniciativa.

 

 

Compartilhe esta notícia:
Compartilhe esta notícia:

Últimas notícias

Accessibility Toolbar