Palestras sobre Saúde da Mulher e Promoção à Saúde são abertas ao público e acontecem sempre às segundas, quartas e sextas
Todas as segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 9h, a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Santa Ângela realiza palestras sobre Saúde da Mulher e Promoção à Saúde para pacientes atendidos na unidade, para moradores do bairro e da região. As palestras acontecem na própria unidade e, segundo o Secretário de Saúde, Magno Sauter, reforçam e ampliam as ações de prevenção e controle de doenças. Desde o início de agosto, a equipe da Policlínica do Portão também realiza palestras para os pacientes e para o público em geral.
Na segunda e sexta-feira, a equipe da UBS do Santa Ângela faz palestra sobre a Saúde da Mulher e, às quartas-feiras, o assunto é Promoção à Saúde (diabetes, hipertensão e alimentação saudável). Na manhã desta quarta-feira (13/09), quase 20 pessoas acompanharam a palestra que foi ministrada pela médica Clínica Geral, Lucélia Franco, pela odontologista Maria Cristina G. Morrone e pela auxiliar de enfermagem Maria Aparecida Rodrigues.
Os participantes receberam um material com informações sobre os tipos de alimentos liberados para hipertensos, diabéticos, por exemplo, além da pirâmide alimentar, que traz informações sobre a quantidade e os tipos de alimentos que devem ser consumidos para garantir uma alimentação balanceada e saudável. “Nosso corpo envelhece e está em constante mudança. Muitas mudanças têm a ver com a fisiologia, mas outras com os nossos hábitos. Doenças precisam sem investigadas e tratadas, mas a prevenção e o controle podem ser feitos por hábitos de vida”, disse a médica Lucélia.
Os presentes puderam esclarecer dúvidas, inclusive, sobre saúde bucal com a odontologista da Unidade, Maria Cristina. “A saúde começa pela boca, não é porque algumas pessoas não têm dentes que não precisam escovar a boca, a língua e a prótese ou dentadura, se usar. Uma infecção na boca pode causar problema no coração”, explicou. A UBS Santa Ângela fica na Rua Francisco Pereira A. Filho, 1511.