As férias escolares estão chegando ao fim mas sempre é tempo de dar aquela escapada para um descanso necessário. E, para que esse período não seja marcado por imprevistos, o Procon Cotia preparou uma série de orientações voltadas aos consumidores, reunindo dicas que ajudam a evitar transtornos antes e durante a viagem.
Entre os principais cuidados está a conferência da validade de documentos, como RG, passaporte e vistos, quando necessários. O órgão também recomenda guardar comprovantes de compra, passagens e reservas de hospedagem, além de manter cópias digitais desses documentos no celular ou em serviços de armazenamento em nuvem.
Outra dica importante é consultar previamente as regras da companhia aérea ou da empresa de transporte sobre bagagens, evitando cobranças inesperadas ou problemas no momento do embarque. Também é aconselhável chegar ao aeroporto ou rodoviária com antecedência e identificar as malas com nome e telefone para facilitar sua localização em caso de extravio.
Antes de concluir a compra de passagens, hospedagens ou pacotes turísticos, o consumidor deve ler atentamente as condições da contratação, verificando informações sobre cancelamentos, alterações de datas e políticas de reembolso.
Caso ocorram atrasos, cancelamentos de voos ou problemas com bagagens, o Procon orienta que o consumidor guarde todos os comprovantes e registre formalmente a reclamação junto à empresa responsável. Esses documentos poderão ser fundamentais caso seja necessário buscar a garantia dos direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor.
Se a empresa não apresentar uma solução satisfatória, o consumidor pode procurar atendimento no Procon Cotia ou na unidade do Procon em Caucaia do Alto, onde receberá orientação, apoio na mediação de conflitos e assistência para a defesa de seus direitos.
Para o Procon, informação e prevenção são as melhores aliadas para garantir uma viagem tranquila e evitar dores de cabeça durante as férias.
Serviço
Procon Cotia
Rua Jorge Caixe, 306-A, térreo.
Procon Caucaia do Alto
Rua Manoel Ferraz de Almeida, 38.






