Fotos: Juliano Barbosa
Entre os dias 1° e 2 de fevereiro, a Secretaria de Educação, em parceria com a Editora Opet, realizou a 4° Edição do Encontro de Educadores de Cotia, um evento de capacitação do material didático e de formação preparatória para o ano letivo, que começa nessa terça-feira (6/02/24). Os participantes se dividiram em dois polos de formação: E.M Professora Otília Freire do Santos Shimada, no Jardim Sabiá, e na FATEC, no Lajeado, com turmas no período da manhã e da tarde.
Luciano Corrêa, Secretário de Educação, esteve nos polos de treinamento para dar as boas-vindas, desejar um bom ano letivo e agradecer pela dedicação dos colaboradores. “Sejam muito bem-vindos de volta depois de uma merecida pausa para descanso. Que seja um ano de maravilhoso para todos. Aproveito para agradecer o trabalho que fazem com nossos estudantes”, disse Luciano Corrêa.
Conduzido por pedagogos da editora, Encontro de Educadores trouxe palestras, dinâmicas, roda de conversa/discussão para cessar as dúvidas, entre outras atividades referentes ao conteúdo, as metodologias e às ferramentas do material estruturado constituído em toda a rede municipal desde 2020. “O importante desta formação é a troca de experiência com os nossos pares, que nos trazem muita clareza em relação às atividades da Editora Opet, que, às vezes, a gente tem dúvida e eles nos ajudam nas várias possibilidades de trabalhar uma mesma atividade”, disse a professora da E.M Prof. Roberto J. Haddock Lobo Netto, Rita de Cássia Marcelino.
Pela primeira vez, a presença no Encontro de Educadores foi registrada por meio da leitura facial, em um equipamento de controle de frequência da Secretaria de Educação, que traz a agilidade para os educadores e a segurança no controle de presença. O próximo encontro pedagógico será para diretores e professores coordenadores da rede municipal.
Durante a passagem pelos polos de capacitação, o secretário Luciano Corrêa ouviu demandas e se colocou à disposição dos colaboradores. Ele aproveitou a oportunidade para falar sobre o concurso público que está com inscrições abertas. “A vocês [professores] que estão na rede por meio de processo seletivo, peço que prestem o concurso público que está em andamento para contratação de professores. No ano de 2023 tivemos uma baixa de cerca de 200 professores que se aposentaram, tivemos o processo seletivo, ainda estamos chamando selecionados, mas o concurso é uma solução definitiva e mais longínqua. Boa sorte a todos que prestarem o concurso”, concluiu Luciano Corrêa.