Cotia participa de semana de mobilização contra a dengue entre 10 e 14/11

No sábado (8), a população está convidada a dedicar 10 minutos à vistoria em seus imóveis para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti

Entre os dias 10 e 14 de novembro de 2025, o Governo do Estado realiza a Semana de Mobilização contra a Dengue e a Secretaria de Saúde de Cotia informou que a cidade está confirmada na ação. Para localizar focos do mosquito, eliminar criadouros e orientar a população sobre a importância dos cuidados dentro de seus imóveis, agentes de controle de vetores vão intensificar as visitas nas regiões da Granja Viana, Jardim Lina, Parque Miguel Mirizola, Atalaia, Jardim Rosemary, centro de Caucaia do Alto e na avenida Benedito Isaac Pires.

Os agentes de vetores passarão de casa em casa nas regiões com maior potencial de risco de proliferação do mosquito vetor de doenças como: dengue, zika, chikungunya. Também serão feitos bloqueios de criadouros – uma vistoria mais elaborada com a principal função de eliminar criadouros do mosquito, tirando a água parada de recipientes e aplicando larvicidas em locais onde a eliminação da água não é possível.

Os agentes de controle de vetores estarão identificados e é fundamental que os moradores recebam estes profissionais e colaborem com o trabalho que estarão fazendo. Pontos estratégicos, como ferros-velhos, reciclagem, entre outros, tem prioridade nas ações de combate.

 

Tem 10 Minutos?

O Governo Federal lançou a ação ‘Tem 10 Minutos? A prevenção começa em casa, mas o impacto se reflete em toda a sociedade’ para sensibilizar a população a dedicar um tempinho semanalmente à eliminação de água parada em seus quintais e dentro de suas casas.

São atitudes simples que fazem a diferença, e o dia 8 de novembro (sábado) é uma boa oportunidade para os moradores iniciarem esta rotina de combate que ajudará a controlar a disseminação de doenças.

  • Esvazie garrafas pet, potes e vasos;
  • Guarde pneus em locais cobertos;
  • Limpe bem as calhas da casa;
  • Coloque areia nos pratos de vasos de plantas;
  • Amarre bem os sacos de lixo;
  • Não acumule sucata e entulho;
  • Mantenha a caixa d’água, tonéis e outros reservatórios de água fechados;
  • Receba bem os agentes de saúde e os de endemias.
Compartilhe esta notícia:
Compartilhe esta notícia:

Últimas notícias

Accessibility Toolbar