A Prefeitura de Cotia realizou, no último sábado (20), a 5ª edição da Ação de Cidadania no Jardim Japão, em Caucaia do Alto, registrando 984 atendimentos e reafirmando o compromisso da administração municipal em levar serviços públicos de qualidade para mais perto da população.
Realizada na Escola Municipal Gaspar de Godoi Moreira, a iniciativa reuniu diversas secretarias municipais, órgãos públicos e parceiros institucionais em um único espaço, permitindo que os cidadãos tivessem acesso facilitado a atendimentos, orientações, encaminhamentos e programas sociais sem a necessidade de deslocamento para diferentes equipamentos públicos.
A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Governo, responsável pela articulação entre as secretarias participantes, parceiros institucionais e acompanhamento geral dos atendimentos realizados ao longo do dia.
Participaram da ação as Secretarias Municipais de Governo, Saúde, Desenvolvimento Social, Fazenda, Indústria, Comércio e Empreendedorismo, Relações Institucionais, Trabalho e Renda, Planejamento, Transporte e Mobilidade, Verde, Meio Ambiente e Agropecuária, Comunicação, Educação, Gestão e Inovação, Obras e Infraestrutura, Segurança Pública, Defesa Civil, Licitações e Logística, além do Gabinete do Prefeito e Fundo Social.
Durante toda a programação foram disponibilizados serviços nas áreas de saúde, assistência social, empregabilidade, orientação ao consumidor, empreendedorismo, regularização documental, educação ambiental, mobilidade urbana e programas sociais.
A Secretaria Municipal de Saúde registrou o maior número de atendimentos, realizando vacinação contra influenza, vacinação antirrábica, orientações preventivas, ações de saúde bucal, distribuição de preservativos e atividades educativas. O Fundo Social de Solidariedade realizou atendimentos relacionados a programas sociais, encaminhamentos e ações de apoio às famílias. Já a Secretaria de Desenvolvimento Social promoveu orientações sobre benefícios sociais, atendimento do CRAS e o Programa Beleza que Transforma, oferecendo serviços de corte de cabelo e escova gratuitamente à população.
A Secretaria da Fazenda prestou orientações tributárias e emissão de segunda via de IPTU. A Secretaria de Indústria, Comércio e Empreendedorismo, por meio da parceria com o SEBRAE, ofereceu suporte a empreendedores e microempreendedores individuais. A Secretaria de Relações Institucionais realizou atendimentos por meio do Procon Municipal, enquanto a Secretaria do Trabalho e Renda promoveu o Feirão de Empregos, atendimentos do PAT e do Banco do Povo Paulista.
A Secretaria de Planejamento, Transporte e Mobilidade desenvolveu atividades educativas sobre trânsito e mobilidade urbana. A Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Agropecuária realizou distribuição de mudas e orientações ambientais. As Secretarias de Educação, Gestão e Inovação, Obras e Infraestrutura, Segurança Pública, Defesa Civil e Licitações e Logística atuaram diretamente no apoio operacional, estrutural, tecnológico e de segurança necessários para a realização do evento.
A ação contou ainda com importantes parceiros institucionais, entre eles INSS, Sabesp e Enel. Entre os destaques estiveram os atendimentos relacionados ao programa Reserva Certa, da Sabesp, para doação de caixa d’agua e a troca de lâmpadas convencionais por modelos de LED promovida pela Enel, ampliando os benefícios oferecidos à população.
Ver essa foto no Instagram
Um post compartilhado por Prefeitura Municipal de Cotia (@prefeituradecotia)
Além dos serviços públicos, a programação contou com iniciativas voltadas ao acolhimento e à participação da comunidade. Durante o evento foram realizados sorteios de camisetas oficiais de clubes paulistas de futebol, proporcionando momentos de integração e descontração entre os participantes.
Outro destaque foi a parceria com a Pense Farma, que realizou a doação de itens de higiene bucal distribuídos gratuitamente aos participantes, reforçando as ações de prevenção, promoção da saúde e qualidade de vida.
Para o secretário municipal de Governo, Edson Gomes de Assis, o resultado demonstra a importância de aproximar os serviços públicos da população.
“A gestão pública alcança seus melhores resultados quando consegue estar próxima das pessoas. A Ação de Cidadania é resultado do planejamento, da integração entre as secretarias e do comprometimento dos servidores que trabalham diariamente para atender a população com eficiência e respeito. Cada atendimento realizado representa uma oportunidade de transformar a realidade de alguém e fortalecer a confiança da população no serviço público. Seguiremos avançando para que essas ações cheguem cada vez mais longe e beneficiem mais famílias em todas as regiões de Cotia.”
O prefeito Welington Formiga destacou que a descentralização dos serviços públicos é uma das prioridades da administração municipal.
“Ver as famílias sendo atendidas, recebendo orientação, acesso a serviços e sendo acolhidas de forma tão próxima é o que nos motiva a trabalhar todos os dias. Nosso compromisso é cuidar das pessoas com carinho, respeito e atenção. Quando levamos a Prefeitura para dentro dos bairros, mostramos que cada morador é importante e que ninguém está sozinho. A felicidade de quem consegue resolver uma necessidade ou receber um atendimento de qualidade é a maior recompensa para todos nós. É por essas pessoas que continuaremos trabalhando com dedicação e amor por Cotia.”
Mais do que números, a Ação de Cidadania representou acolhimento, inclusão, orientação e acesso aos serviços públicos. Com aproximadamente mil atendimentos realizados, a iniciativa reafirma seu papel como uma importante ferramenta de transformação social, fortalecendo a cidadania, ampliando o alcance das políticas públicas e promovendo mais qualidade de vida para a população de Cotia.







