Cotia inicia diagnóstico para fortalecer turismo e buscar classificação como Município de Interesse Turístico

Parceria técnica com o Sebrae vai mapear potencialidades do município e orientar ações para ampliar investimentos e desenvolvimento do setor

A Prefeitura de Cotia deu mais um passo na construção de uma política pública voltada ao desenvolvimento do turismo. Na quarta-feira (24), por meio da Secretaria Municipal de Turismo, foi assinado um termo de parceria técnica com o Sebrae para a realização de um diagnóstico completo do setor e a elaboração de estratégias que fortaleçam o turismo local.

A iniciativa prevê cerca de 100 horas de assessoramento especializado, podendo ser ampliada conforme as necessidades identificadas ao longo do trabalho. O objetivo é avaliar o atual cenário do município, identificar oportunidades, organizar informações, aperfeiçoar a gestão e definir ações capazes de impulsionar o turismo como vetor de desenvolvimento econômico e social.

Luiz Guilherme (gerente do Sebrae), Agnaldo Alfredo (Secretário de Turismo), Prefeito Welington Formiga, Ciomália Medeiros (gestora de território) e Shirley Damy (Consultora de Turismo) / Foto: Juliano Barbosa

A assinatura do termo contou com a presença do prefeito Welington Formiga, do secretário de Turismo, Agnaldo Alfredo, do gerente regional do Sebrae, Luiz Guilherme Guerra Sanches, da consultora do Programa de Turismo do Sebrae, Shirley Damy, da Gesstora de território do Sebrae Ciomália Medeiros além de representantes de diversas secretarias municipais.

Luiz Guilherme Guerra, gerente regional do Sebrae (Juliano Barbosa)

Segundo Luiz Guilherme, o turismo é uma atividade transversal, que depende da participação de toda a administração pública.

“Essa consultoria vai muito além da Secretaria de Turismo. Todas as secretarias terão participação, fornecendo informações e contribuindo para construirmos um diagnóstico preciso que permita desenvolver o potencial turístico de Cotia”, destacou.

A consultora Shirley Damy explicou que a primeira etapa consiste justamente em compreender a realidade do município para definir os próximos passos.

“Nosso trabalho começa com um diagnóstico técnico.  O turismo envolve infraestrutura, meio ambiente, saúde, segurança, cultura, mobilidade e qualidade de vida. Tudo isso contribui para fortalecer o município e aumentar sua competitividade”, afirmou.

De acordo com a consultora, um dos objetivos do trabalho é preparar Cotia para conquistar a classificação de Município de Interesse Turístico (MIT), reconhecimento concedido pelo Governo do Estado aos municípios que atendem critérios técnicos e passam a ter acesso a recursos destinados ao desenvolvimento do setor.

Shirley Dami, Consultora de Turismo (Jualiano Barbosa)

Para o prefeito Welington Formiga, a parceria representa um importante avanço para o planejamento do turismo na cidade.

“Essa parceria com o Sebrae é extremamente importante porque reúne conhecimento técnico, experiência e credibilidade. Queremos construir um turismo cada vez mais organizado, valorizando nossos potenciais, atraindo visitantes e gerando desenvolvimento para Cotia”, afirmou.

O secretário municipal de Turismo, Agnaldo Alfredo, destacou que a parceria representa uma oportunidade de aprendizado e planejamento para fortalecer o setor no município. “Que possamos fazer dessa parceria uma grande oportunidade de aprendizado para elevar o nível do turismo em nossa cidade, destacar todo o potencial de Cotia e alcançar o lugar que o município merece no cenário turístico”, afirmou.

Ao final do trabalho, o município terá um panorama detalhado sobre seus atrativos, infraestrutura, potencialidades e desafios, além de um plano de ações para fortalecer o turismo, ampliar oportunidades econômicas e consolidar Cotia como um destino cada vez mais competitivo.

 

Compartilhe esta notícia:
Compartilhe esta notícia:

Últimas notícias

Accessibility Toolbar