Projeto da Prefeitura de Cotia ficou em quarto lugar no Estado de São Paulo e em sexto na região sudeste
Lançado em 2019, o projeto “A Arte de Ler”, da Prefeitura de Cotia, ficou entre as iniciativas nacionais reconhecidas pelo Prêmio de Inovação em Políticas Públicas de Juventude, instituído no ano passado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, por meio da Secretaria Nacional da Juventude. Geladeiras personalizadas se transformam em ponto de troca de livros e estão espalhadas por diversos locais da cidade. Com 66 pontos, “A Arte de Ler” ficou em quarto lugar no Estado de São Paulo e em 6º na região sudeste do Brasil.
Além da certificação de reconhecimento pelo projeto, Cotia terá a iniciativa disponibilizada no repertório virtual do Centro de Documentação em Políticas Públicas de Juventude (CEDOC) e publicação em periódico criado pela Secretaria Nacional da Juventude.
O resultado final foi divulgado nesta terça-feira (21) e coroa a iniciativa da Secretaria da Juventude de Cotia que tem como objetivo democratizar o acesso à leitura, além de incentivar o hábito de ler, promover a troca de publicações e despertar o sentimento de pertencimento nos moradores que podem tomar e dar posse a materiais riquíssimos de leitura, além de preservarem um ponto de troca que é de todo cidadão.
“Ficamos muito satisfeitos com este resultado, pois é reflexo de uma gestão inovadora, com ações e projetos voltados para todas as áreas. A Secretaria da Juventude foi criada para que o poder público municipal passasse a ter projetos reais e contundentes voltados para este público", informou a Prefeitura
Atualmente, as chamadas ‘geladotecas’, do Projeto “A Arte de Ler”, estão espalhadas em diversos pontos da cidade. “Pessoas de todas as idades são beneficiadas, podem pegar o livro que quiserem para ler, além de deixarem novos exemplares nas geladotecas, fazendo o conhecimento circular por Cotia”, disse Fernando Jão, titular da Juventude.
Toda semana, a Secretaria faz a reposição de aproximadamente 600 livros nas geladeiras. Por meio de campanha de arrecadação de exemplares, Secretarias Municipais têm contribuído com o projeto. Recentemente, a Secretaria de Desenvolvimento Social se mobilizou e doou mais de 10 mil livros para o “A Arte de Ler”. Além disso, qualquer pessoa pode passar por uma das geladotecas e deixar livros que já tenham lido.
Onde encontrar o Projeto ‘A Arte de Ler’
Poupa Shopping Cotia
Shopping Granja Vianna
Colégio Rio Branco
Campo km 21
Sacolão Saúde Cotia
UBS Atalaia
Terminal Rodoviário Cotia
Praça Joaquim Nunes
Praça dos Romeiros Caucaia
Escola Fernão Dias
Praça do Jardim Sábia
Área de lazer do Jardim Arco-Íris
Sobre o Prêmio de Inovação em Políticas Públicas de Juventude
Lançado em 2019, pelo Governo Federal, o Prêmio de Inovação em Políticas Públicas de Juventude como objetivo premiar experiências de sucesso na implementação de inovações em políticas públicas voltadas aos jovens. Além disso, busca incentivar e impulsionar as iniciativas inovadoras que deram certo nos municípios e no Distrito Federal, assim como estimular a sua replicação em outras regiões do Brasil.
Fotos: Vagner Santos