Na última semana, a Secretaria de Segurança Público do Estado de São Paulo (SSP SP) divulgou a estatística de criminalidade referente aos dez primeiros meses de 2019. Os números mostram que, em Cotia, os casos de homicídio doloso, quanto há intensão de matar, e os roubos de veículos caíram em relação aos dez primeiros meses de 2018. De acordo com a Prefeitura, a queda já é reflexo dos investimentos feitos pelo seu governo em segurança, melhorias na infraestrutura da Guarda Civil e instalação de totens de videomonitoramento em dezenas de pontos estratégicos da cidade.
“Os investimentos em segurança público aumentaram R$ 14 milhões por ano em nossa gestão. Quando o assunto é o combate à criminalidade não pode haver economia, é a segurança de nossa população, de nossa família e amigos que está em jogo”, destacou a administração municipal. Entre janeiro e outubro deste ano, a polícia registrou dez vítimas de homicídio, no mesmo período de 2018 foram 13. “Toda vida preservada importa e esta redução precisa ser comemorada”, destacou o prefeito.
Em relação às ocorrências relacionadas ao roubo, a polícia registrou 1.050 casos este ano, contra 1.231 em 2018. “O roubo é um dos crimes que mais assusta a população, pois geralmente a pessoa é exposta à uma arma de fogo, à uma arma branca e muita violência. A presença constante da GCM nas ruas tem inibido a ação de criminosos”, informou a Prefeitura.
A estatística divulgada pela SSP SP mostrou ainda que, em 2019, o número de veículos roubados também teve queda, em comparação com 2018: foram 345 e 429, respectivamente. “Cotia está sendo monitorada 24h por dia, em pontos estratégicos. Os investimentos aumentam a sensação de segurança da população e inibem as ações da bandidagem”, reforçou o prefeito.
Em outubro de 2018, a Prefeitura lançou o programa Cotia +Segura, um pacote de investimento em segurança pública que passou pela renovação de toda a frota da Guarda Municipal, implantação de totens de videomonitoramento interativos e com conexão direta com a central de comunicação da GCM, novo armamento para os guardas, valorização dos agentes com reajuste salarial, especialização e aprimoramento com a instalação do estande de tiros, entre outros investimentos.
Fotos: Vagner Santos