Escolas interessadas em receber o projeto, inédito na cidade, podem entrar em contato e fazer o agendamento
Ao longo da semana, a Defesa Civil de Cotia realizou duas palestras para estudantes da rede municipal. Receberam a iniciativa as Escolas Municipais Professora Otília Freire Shimada, no Jardim Sabiá e, a EM Jardim Engenho, no bairro de mesmo nome. Durante os encontros, os alunos conheceram sobre o que é a Defesa Civil, suas atribuições, orientações sobre medidas de segurança em caso de alagamento, tempestade, entre outros, além de receberem a visita do mascote da Defesa Civil, o Borbinha.
A gestão do prefeito Rogério Franco tem lançado mão do trabalho educativo e aposta na construção de cidadãos mais conscientes e responsáveis, some-se a este objetivo, o trabalho de educação no trânsito realizado pela Secretaria de Transportes e Trânsito.
A iniciativa da Defesa Civil é inédita em Cotia e, desde o ano passado, já passou por diversas escolas. Os alunos assistiram vídeos sobre o que é Defesa Civil, dicas de segurança e cuidados em caso de inundações e alagamentos, além de orientações sobre como proceder em dias de tempestades com raios, estando dentro ou fora de casa. “Achei muito legal, porque muita gente corre para debaixo da árvore para não tomar chuva, usa celular, se acaba a energia, acende vela de qualquer jeito e isso pode virar uma tragédia”, disse Maria Eduarda, aluna do 9º ano do Ensino Fundamental da EM Jardim Engenho.
A Defesa Civil foi até a escola a convite da própria direção. “Entrei em contato com eles, por conta de uma árvore que estava prejudicando a cobertura da quadra e soube do trabalho educativo, de imediato convidei”, disse Jeanne Darc, diretora da EM Jardim Engenho. “Muitos de nossos alunos vivem em áreas de risco e o conteúdo desta palestra vem de encontro com a realidade deles”, completou.
As escolas que quiserem receber a palestra da Defesa Civil podem agendar pelo telefone 4614-1614, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. “Importante salientar que, a população que precisar da Defesa Civil deve entrar em contato pelo telefone 199, 24h por dia”, disse Lincoln Junior, diretor da Defesa Civil.