A Prefeitura premiou os alunos que se destacaram na competição e as 25 escolas com melhores as notas no IDEB 2017, nesta sexta-feira (26/10)
Durante uma reunião entre diretores da rede municipal de ensino e a Secretaria de Educação de Cotia, na manhã desta sexta-feira (26/10), a titular da pasta, Neusa Abreu, entregou certificados e medalhas de honra ao mérito para cinco alunos que tiveram participação de destaque na XXI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que aconteceu no primeiro semestre. Na mesma ocasião, também foram entregues certificados para 25 escolas que atingiram a meta no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2017, divulgado no último mês.
A secretária Neusa aproveitou a reunião de diretores para cumprimentar e parabenizar os homenageados. “As verdadeiras razões de todo o nosso trabalho estão aqui hoje, recebendo essas medalhas”, disse aos alunos.
O prefeito Rogério Franco também passou pelo encontro e destacou os esforços que a sua gestão tem feito para melhorar a qualidade do ensino na rede e de condições de trabalho dos servidores. “Com dedicação e responsabilidade estamos trabalhando para trazer uma educação de qualidade para as nossas crianças”, disse o prefeito que esteve acompanhado da Secretária de Desenvolvimento Social, Mara Franco, e do Secretário de Esportes, Cultura e Lazer, Cabo Givaldo.
A estudante Maria Clara Alencar Martinez, de apenas 10 anos, conquistou a medalha de ouro na Olimpíada. “Fiquei muito feliz, minha professora me ajudou muito quando estava estudando para participar”, disse ela. Moisés Silva Carvalho Junior trouxe a medalha de prata para Cotia. Ambos são da E.M Deusnil Gonçalves de Souza.
Outros alunos que fizeram bonito e trouxeram mais três medalhas para o município fazem parte da turma da E.M Teresa Benvinda Hervey Costa Maia. Maria Eduarda de A. Caetano conquistou a medalha de prata e contou que nos anos anteriores já havia conquistado duas medalhas. “Gostei muito de participar, quero ser professora de ciências quando crescer”, disse. Já os alunos Luiz Felipe Moreira de Oliveira e Nicole Tavares Peres Penteado ganharam a medalha de bronze na OBA.
Todos os alunos fizeram a prova de nível dois, aplicada aos estudantes dos 4ª e 5º ano e, apesar de a OBA já fazer parte do planejamento das escolas, esta foi a primeira vez que a Administração Municipal fez uma premiação aos participantes que se destacaram. “Esse reconhecimento faz toda a diferença, pois nos incentiva a ir cada dia mais longe”, disse Lucia Helena Polido, diretora da E.M Teresa Benvinda Hervey Costa Maia.
As 25 escolas que tiveram os melhores resultados no IDEB 2017 receberam certificados de reconhecimento. “Em nome de toda a secretaria, o meu muito obrigada a todos os educadores que diariamente cuidam tão bem das nossas crianças”, disse a secretária Neusa.
Fotos Vagner Santos