Mais de 400 estudantes se formaram em programa de resistência às drogas e à violência aplicado pela Polícia Militar
Mais de 400 alunos de quatro escolas da rede municipal de Cotia se formaram no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Polícia Militar do Estado de São Paulo. A formatura aconteceu no Pequeno Cotolengo, na manhã desta sexta-feira (8/12). O prefeito Rogério Franco participou da solenidade e reforçou a importância de programas que afastem os jovens das drogas e da violência.
“Acredito na juventude, vocês são o futuro de nossa cidade e de nosso país. Investir na educação afasta nossos jovens das drogas e os aproxima de um futuro melhor”, disse o prefeito. “Parabéns à Polícia Militar e aos parceiros deste grande projeto”, completou.
O Proerd é realizado em Cotia pelo 33º Batalhão da Polícia Militar, comandando pelo Tenente Dutra, em parceria com a Secretaria de Educação. Foi implantado no Estado de São Paulo em 1993 para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. De acordo com a PM, há indicadores que mostram que a aplicação do programa nas escolas minimiza comportamentos inadequados dos estudantes, influencia no relacionamento familiar e melhora o relacionamento entre a comunidade e a polícia.
Os alunos fizeram uma redação contando o que aprenderam com o Proerd e, as 13 melhores renderam aos autores uma medalha. Entre as redações escolhidas esteve a da aluna Hevellyn Samira. Ela mesma leu o seu texto aos presentes. “Muita gente não sabe a realidade das drogas […]. Tivemos real conhecimento de seus malefícios. Aprendemos a analisar, atuar e avaliar as nossas escolhas”, diz trecho da redação. Os autores das duas melhores redações também ganharam uma bicicleta. Todos os alunos participaram de sorteios de bicicletas viabilizadas por parceiros.
Para Viviane Fidelis, mãe da aluna Isabela, o programa é muito importante na vida dos jovens. “É um projeto muito bonito. Eu mesma não conhecia e fiquei maravilhada. Eles trazem muito conhecimento para nossos filhos e a família também aprende. Acho que é falando dos perigos das drogas que conseguimos afastar nossas crianças delas”, avaliou.
Participaram da formatura o Secretário de Educação de Cotia, André Vasques; Comandante Tenente Dutra, Major Dias, Cabo PM Narjara, Cabo PM Cavalcante, comandante Hamilton (TV Record), além de representantes do Rotary Club e do Conseg (Conselho Municipal de Segurança Pública).
As escolas que participaram do Proerd foram Teresa B. H. C. Maia, Rosa Augusta de Moraes, Osny Fleury da Silveira e Vista Alegre.
Projeto Educando
Os alunos dos 5º anos do ensino fundamental de Cotia também contam com o Projeto Educando, desenvolvido pela Guarda Civil Municipal. Pelo programa, os alunos também recebem orientação sobre os malefícios das drogas, violência, bullying, entre outros assuntos como família, direitos e deveres e diferenças.
Nesta semana, o Projeto Educando concluiu a formatura de quase mil alunos de onze escolas municipais, chegando a marca de mais de 20 mil estudantes contemplados em 12 anos de existência.
As escolas que participaram do Educando no 2º semestre deste ano foram as Escolas Municipais Benedicta Vaz P. Albuquerque, Joaquim Pereira da Silva, Jardim do Engenho, Paulo Zingg, Bairro do Caputera, Rosa Maciel de Oliveira, CEUC, Prefeito Ivo, Jocinéia de Melo e José Manoel de Oliveira.