O Dia da Consciência Negra (20 de novembro) foi lembrado em Cotia com eventos gratuitos e abertos para toda a população. Em dois pontos da cidade, na região da Granja Viana e na região central, a Prefeitura realizou uma programação que contou com apresentações culturais, oficinas de dança, exposição, rodas de conversa e palestra.
Com a participação da Secretaria da Mulher, no Vianna Villa Centro Comercial, aconteceram exposições de obras, roupas e acessórios afros, oficinas de danças e palestra. A pequena Vitória dos Santos Marques, de apenas 9 anos de idade, abrilhantou a programação com a sua performance circense no tecido de circo. O jornalista, escritor e coach, Arnaldo de Souza, ministrou a palestra “Dívida histórica com a população afro”.
Presente ao evento, o nigeriano Kayode, representante da Tribo de Yorubato no Brasil, afirmou que a programação serve para fortalecer a cultura afro e permitir a integração entre as etnias. “É uma grande festa. Participamos destes eventos no Brasil há cinco anos e estamos muito felizes de virmos pela primeira vez a Cotia. Estas festas fomentam, fortalecem e valorizam a nossa cultura”, comentou.
Na Praça Joaquim Nunes, na região central, a Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer realizou diversas apresentações culturais em parceria com a Cia Palco. Oficinas de dança, jogos e brincadeiras, rodas de samba e de conversa colocaram para se mexer todo mundo que passou por lá.
Fotos: Vagner Santos