Serviço técnico operacional em árvores, para eliminar riscos e prevenir acidentes, saltou em 148,6% de setembro a dezembro deste ano, ante mesmo período de 2016
Otimizar de recursos e pessoal, gestão planejada e estabelecimento de prioridades. Esta tem sido a determinação do prefeito de Cotia, Rogério Franco, para as equipes que compõem o seu governo em todas as áreas. Tanto assim que, números da Defesa Civil mostram que houve um aumento na quantidade de casos atendidos pelo órgão municipal entre setembro e dezembro deste ano, em comparação com igual período de 2016. “Com a mesma equipe, conseguimos dar resposta mais rapidamente e mais efetiva às ocorrências, planejando as ações e executando as prioridades”, disse o prefeito Rogério Franco.
Os números levantados junto à Defesa Civil comprovam a afirmação do Chefe do Executivo: de 18 de setembro de 2016 a 18 de dezembro do mesmo ano, a Defesa Civil atendeu 37 casos de serviços técnicos operacionais em árvores, enquanto que no mesmo período de 2017, foram 92 atendimentos, aumento de 148,6%. “Recentemente, fizemos a remoção de uma árvore que apresentava riscos aos moradores há muitos anos, no Jardim Leonor. A cada temporada de chuva, a população vivia um novo drama”, disse Lincoln Júnior, diretor da Defesa Civil de Cotia. Segundo ele, muitas casas foram construídas na rua Tornoplex aumentando os riscos de tragédia em caso de queda da árvore.
A Defesa Civil também fez um trabalho educativo em escolas de Cotia. Três no total no período analisado. Em 2016, nenhuma ação do tipo aconteceu na cidade. As vistorias técnicas operacionais em córregos saltaram 200% e as vistorias técnicas em taludes, 300%.
“Temos ampliado as ações preventivas, atuado em ocorrências e os números mostram que estamos no caminho certo. Por determinação do prefeito Rogério Franco foi criado o Whatsapp da Defesa Civil para aproximar ainda mais este serviço da população”, explicou Lincoln.
Atualmente, a Defesa Civil de Cotia conta com 24 agentes ativos, divididos em quatro equipes que trabalham no esquema de 24h por 72h, ou seja, fazem plantão de 24h e folgam 72h. O órgão é equipado com três veículos, motosserras para cortes, bomba de sucção, vários tipos de cabos e cordas utilizados em apoio operacional, Equipamentos de Proteção Individual como abafador de ruído, máscara de proteção de rosto, óculos de proteção, luva de vaqueta.
A Defesa Civil atende pelo número 199 e Whatsapp 11 94325-0234.
Ocorrência |
18/09/16 a 18/12/16 |
18/09/17 a 18/12/17 |
Variação |
Palestras |
0 |
3 |
300% |
Alagamentos |
0 |
2 |
200% |
Vistorias Técnicas Operacionais em Córregos |
16 |
31 |
93,7% |
Vistorias Técnicas Operacionais em Edificações |
20 |
16 |
-20% |
Vistorias Técnicas em Árvores |
25 |
86
|
244% |
Vistorias Técnicas em Taludes |
3 |
12 |
300% |
Serviços Técnicos Operacionais Apoio a Munícipes e Eventos |
16 |
21 |
31,2% |
Serviços Técnicos Operacionais em Árvores |
37 |
92 |
148,6% |