População poderá ajudar a Prefeitura de Cotia a chegar mais rapidamente com o atendimento a quem estiver em situação de rua, basta informar a localização pelo Whatsapp 11 9 6300-7500
Com a chegada de baixas temperaturas à região, a Prefeitura de Cotia, por meio de uma ação conjunta entre as Secretarias Municipais, programou ações emergenciais que acontecerão entre os dias 27 e 30 de julho. Haverá um reforço no trabalho de abordagem noturna, abordagens durante a madrugada, plantão 24h para atender casos emergenciais, distribuição de cobertores e kit inverno, além da oferta de acolhimento no abrigo municipal. No período diurno, a mobilização será em torno da distribuição de cobertores nas comunidades com maior índice de vulnerabilidade social.
De acordo com o prefeito Rogério Franco, todos os setores do poder público municipal estarão envolvidos com a ação. “O objetivo é reduzir ao máximo o impacto das próximas noites geladas na vida das pessoas em vulnerabilidade social, especialmente das que estão nas ruas. Por isso, envolveremos diversas secretarias em ações que acontecerão como uma verdadeira força-tarefa”, disse o prefeito.
Desde o início da pandemia, a Secretaria de Desenvolvimento Social disponibiliza o CRAS/CREAS Online que, entre outros serviços, tem o canal de atendimento a pessoas em situação de rua. Por meio do Whatsapp 11 9 6300-7500 qualquer cidadão pode informar onde avistou pessoa nesta condição. “Assim que recebemos a informação da localização desta pessoa, enviaremos uma equipe ao local. Todos os esforços estão direcionados para esta ação”, disse Mara Franco, titular de Desenvolvimento Social.
A Secretaria de Saúde informou que foi feita a atualização dos protocolos de manejo de doentes com hipotermia. Foi alinhado com as equipes de frente uma linha de cuidado para estes casos para melhorar a eficiência dos atendimentos e, principalmente, a assertividade das ações nos casos mais graves, caso ocorram.
Whatsapp CRAS/CREAS Online: 11 9 6300-7500
- Se avistar alguém em situação de rua, informe a sua localização com uma mensagem para o CRAS/CREAS Online.
Foto: Alexandre Rezende