Fotos: Juliano Barbosa
As blitzes educativas no trânsito de Cotia completaram seis anos. A atividade conta com a participação de estudantes de escolas municipais, do 5º ano do Ensino Fundamental, que vão às ruas com agentes de trânsito da Secretaria de Transportes e Mobilidade (Setram) para levar informação, orientação e conscientização para motoristas e motociclistas.
A última ação aconteceu na quinta-feira (31/08), em Caucaia do Alto, com a presença de alunos da E.M Prof. João Luiz Montanheiro. Desta vez, a blitz teve um significado especial: marcou a despedida da precursora do projeto no município, Samanta Rimam, que se aposentou depois de mais de 25 anos prestando serviços na Secretaria de Educação de Cotia.
Ao longo dos anos, Samanta foi figura presente em cada uma das blitzes que aconteceram em Cotia. “Eu achava que era algo difícil de acontecer, conseguir levar crianças para falar sobre segurança no trânsito com adultos em nossa cidade. Há seis anos propus para o Júnior, da Setram, e o projeto foi abraçado. Desde então, a gente realiza em parceria”, lembrou Samanta. As blitzes educativas foram incorporadas às atividades do Programa Permanente de Educação para o Trânsito, da Setram, implantado em 2017. “[a blitz] é um sonho realizado que vou deixar. Estou saindo com o coração satisfeito e já com muita saudade”, completou Samanta.
Ela lembrou que no passado Cotia era convidada pela concessionária CCR para levar um grupo pequeno de alunos para participar de blitzes educativas na rodovia Castello Branco. “Era importante, mas eu pensei que poderíamos trazer para Cotia e ampliar para que mais crianças pudessem participar e aprender sobre segurança no trânsito. Aqui, as crianças estão em sua cidade e falam com motoristas daqui, então, ganha outro significado”, avaliou.
Durante as abordagens, os alunos falam sobre segurança no trânsito, cidadania e meio ambiente, além de entregarem material educativo. “Respeitar a faixa de pedestre, é cidadania; não jogar o lixo pela janela, meio ambiente, e respeitar os limites de velocidade, segurança. Estas são algumas das pautas que as crianças abordam. As crianças aprendem ensinando e nosso desejo é que elas sejam motoristas conscientes no futuro”, explicou Samanta.
A entusiasta das blitzes educativas foi homenageada pelos alunos e colegas de trabalho e se despediu das atividades feliz com o legado que deixa para a cidade. “Começamos com blitz apenas em setembro, agora temos diversas no [movimento] Maio Amarelo, na Semana Nacional do Trânsito [18 a 25 de setembro], e em vários momentos ao longo do ano, estou muito feliz”, concluiu.