Maioria dos testes rápidos foi aplicada em mulheres
A campanha “Fique Sabendo”, que oferece testagem rápida para detecção de HIV e sífilis, realizou 1.528 exames em munícipes de Cotia, entre 25 de novembro e 1º de dezembro de 2016. A iniciativa, em atenção ao Dia Mundial de Luta contra Aids (1º/12), é de orientação, divulgação e realização de testes rápidos gratuitos (com resultados em 30 minutos), com objetivo de obter o diagnóstico precoce das infecções.
Em Cotia, a campanha foi tocada pela Secretaria de Saúde da Prefeitura, por meio de sua Coordenadoria da Vigilância Epidemiológica. A ação foi abraçada por todas as Unidades Básicas de Saúde (25 UBSs), Policlínica e SAE/CTA. As unidades que mantêm pronto atendimento, no Parque São George e no Jardim Atalaia, ofereceram testagens durante o fim de semana e fora do horário comercial para ampliar o acesso da população à campanha.
Das 1.528 pessoas que fizeram o teste, foram 1.122 mulheres e 406 homens. Do sexo feminino, 569 (50,7%) declararam ter feito o teste pela primeira vez na vida; já do sexo masculino, 246 (60,6%) também disseram estar se submetendo à testagem pela primeira vez.
A maioria das mulheres que fizeram o teste está na faixa etária entre 40 e 49 anos; já a maioria dos homens tem 60 anos ou mais.
Na testagem para sífilis, foram detectados 26 casos positivos (1,8%) – para todos estes, foram solicitados exames laboratoriais para certificação do resultado e acompanhamento pelo serviço de saúde. Foram confirmados três casos de HIV através do teste rápido, representando 0,2% de positividade nas amostras realizadas.
O bairro que concentrou o maior número de testes rápidos foi o Jardim Atalaia, com 169 testagens.