Na sexta-feira (14/12), o prefeito Rogério Franco, e outros prefeitos da região, participaram da entrega da Casa Abrigo Cioeste. O evento aconteceu em Alphaville, Barueri, mas o endereço da Casa não foi revelado por questão de segurança das mulheres e seus filhos que serão atendidos no local. Um espaço público criado com o objetivo de garantir acolhimento e proteção a mulheres e seus filhos vítimas de violência doméstica que, por questão de sobrevivência, precisam deixar as suas casas em caráter emergencial. A Casa Abrigo é uma grande conquista para a região e poderá acolher mulheres de qualquer um dos municípios que integram o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana (Cioeste).
“Sem dúvida é uma grande conquista. Cotia e região tem avançado nas ações de enfrentamento à violência contra a mulher. Não podemos tolerar este tipo de coisa. Este ano, demos um importante passo com a criação da Guardiã Maria da Penha, parceria com o Judiciário para que processos de violência doméstica ganhem mais agilidade do Fórum de Cotia e, agora, a Casa Abrigo soma os esforços de proteção às famílias vítimas de agressores”, disse Rogério Franco.
Vítimas de violência que correm risco de morte poderão ficar na Casa Abrigo Cioeste por seis meses, período em que uma equipe de especialistas da Associação Fala Mulher, que atua na defesa dos direitos humanos em prol da mulher, oferecerá como suporte psicológico, orientação e ações que promovam a ruptura do ciclo de violência.
Também participaram da entrega da Casa Abrigo Cioeste os prefeitos Elvis Cezar (Santana de Parnaíba), Rogério Lins (Osasco), Marcos Neves (Carapicuíba), Rubens Furlan (Barueri), Josué Ramos (Vargem Grande Paulista), Igor Soares (Itapevi). Guardas Civis Municipais de Cotia que integram a Guardiã Maria da Penha e as Conselheiras Municipais da Mulher de Cotia também participaram da solenidade que teve ainda roda de conversa, discussões e palestras com delegada, promotora, entre outras autoridades.
Fotos: Divulgação