Foram seis reuniões públicas entre a Prefeitura de Cotia e centenas de moradores com o objetivo de debater quais serão as prioridades da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2026 – documento define onde a administração municipal investirá os recursos do orçamento da cidade. Nesta etapa da LOA, a Prefeitura realizou o ‘Orçamento Participativo’ nas regiões: Portão, Central, Panorama, Granja Viana, Caucaia do Alto e Caputera, entre os dias 26 de julho e 2 de agosto de 2025. Todas as audiências contaram com a presença do prefeito Welington Formiga.
“É importante ouvir o morador, ele sabe do que a sua região precisa. Vamos compilar todas as demandas e ver o que vai ser possível contemplar no orçamento. Com transparência e respeito com o dinheiro público a gente vai avançar muito”, disse Welington Formiga. Ele também destacou projetos de governo que serão viabilizados para Cotia entre o fim deste ano e início do ano que vem, como: serviço de hemodiálise, ‘Poupatempo’ da Saúde, Tarifa Zero, entre outros.
Entre as demandas apresentadas pela população estão investimentos na saúde, educação, segurança, infraestrutura, transporte público e outros. De acordo com a Secretaria da Fazenda e Planejamento de Cotia, pasta responsável pela elaboração da LOA, os resultados do Orçamento Participativo serão apresentados e debatidos com a população em uma audiência pública que acontecerá ainda em agosto.
A administração municipal afirmou que este ano é especialmente importante, pois está sendo elaborado dois instrumentos fundamentais para o desenvolvimento da cidade pelos próximos anos: além da LOA 2026, está sendo construído o Plano Plurianual (PPA) 2026-2029 que tem como base a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Consulta pública on-line
Até o dia 15 de agosto de 2025 estará aberta a consulta pública on-line do Orçamento Participativo de Cotia, basta acessar o link https://apps.cotia.sp.gov.br/LOA/ e votar em projetos prioritários para a Lei Orçamentária Anual LOA 2026.