O uso de tecnologias em sala de aula é uma das propostas da atual gestão que, em 2018, instalou lousas digitais em todas as escolas com Ensino Fundamental
Um grupo de coordenadores de escolas municipais de Cotia participou do EdTech Conference 2019, promovido pela Startse, no Expo Center Norte, na quinta-feira (21/02). A participação no evento foi oportunizada pela Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Educação, para a coordenação de todas as escolas municipais de Ensino Fundamental que contam com lousas digitais – equipamentos implantados pelo prefeito Rogério Franco, em 2018.
O EdTech contou com dezenas de palestrantes que falaram sobre assuntos em torno da proposta central do evento que foi “A Era da Educação 3.0 chegou – qual o papel das escolas em uma realidade onde toda a informação está na Internet?”.
A Conferência trouxe a reflexão sobre profissões que deixarão de existir, desafios do educador frente a tecnologias que permitem o ensino à distância, vídeo aulas gratuitas pela Internet e qual é o papel do professor tradicional diante de todas estas mudanças. “A tecnologia é um caminho sem volta e cada dia mais precisamos nos reciclar”, disse o prefeito Rogério Franco. Ele reconheceu que no poder público, de um modo geral, a inserção destas novidades é mais lenta, mas que nem por isso pode ficar para trás. “Trouxemos as lousas digitais, capacitamos os professores para fazer o melhor uso destes equipamentos, criamos uma Secretaria de Gestão Estratégica e Inovação que vem tirando Cotia do passado e vamos fazer muito mais neste sentido”, disse o prefeito Rogério Franco.
O coordenador Fernando Garcia, da Escola Municipal Jardim do Engenho, aprovou a iniciativa da Prefeitura. “A participação dos coordenadores na EdTech é de extrema importância, pois da mesma forma que o educando necessita sair dos corredores da escola para conhecer outros ‘mundos’, os docentes precisam estar em contato com novas ideias e conceitos para ampliar seu conhecimento e se atualizar”, avaliou. “Por isso creio que a Secretaria de Educação acertou em cheio nessa formação”, completou Fernando.