Para minimizar o impacto no ano letivo dos estudantes da rede municipal, estudantes do Jardim I ao 9º ano do Ensino Fundamental vão estudar de casa e fazer atividades
A Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Educação, começou a distribuição do material pedagógico para os alunos da rede municipal. A entrega está sendo feita pelas próprias direções das escolas e os responsáveis pelos alunos estão fazendo a retirada, de acordo com a programação, na própria unidade em que o aluno está matriculado. O material foi adquirido pela Prefeitura e vai permitir que os alunos do Jardim I ao 9º ano do Ensino Fundamental estudem de casa, durante a quarentena por conta do novo Coronavírus.
Além dos livros e caderno de atividades, a Prefeitura também vai disponibilizar conteúdo complementar em uma plataforma digital. “Este estudo on-line será um complemento, já que nem todos os alunos têm acesso à internet”, informou a Prefeitura. De acordo com a Administração, a entrega do material pedagógico foi uma decisão tomada para minimizar o impacto no ensino dos alunos. “Neste momento de isolamento social em que a prioridade é proteger vidas, não podemos nos esquecer de todas áreas”, completou o prefeito.
De acordo com o secretário de Educação, Luciano Corrêa, os professores passaram por capacitação on-line oferecida pela Editora Opet e separaram as atividades a serem estudadas e realizadas pelos alunos em suas casas. “As escolas também estão orientando sobre o cuidado com o material, que será usado ao longo do ano, sobre a disciplina com o estudo e apoio de toda a família neste momento inusitado para todos”, disse Luciano.
Com a entrega do material para todas as escolas da rede, a Secretaria de Educação unifica o ensino na cidade, algo inédito até então. “Este material complementa o trabalho dos professores e garante que todos os alunos da nossa rede aprendam o mesmo conteúdo, de acordo com o seu nível escolar. Nivelamos o ensino e atendemos o preconizado pela BNCC [Base Nacional Comum Curricular]”, disse Elaine Cristina, professora e coordenadora da EM Campininha.
A moradora da região de Caucaia do Alto, Patrícia Bueno, esteve na EM Campininha para retirar o material de sua filha e aprovou a iniciativa da Prefeitura. “[estou achando] bem interessante, porque a criança vai continuar com o aprendizado e temos de incentivar. Vemos que tudo isso que estamos passando não é momento de parar, de férias, tem que continuar [o estudo] de casa”, avaliou.
Fotos: Alexandre Rezende e Vagner Santos