Vacina que protege contra a doença é gratuita e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde
Nesta segunda-feira (29/06), a Secretaria de Saúde de Cotia informou que a cidade completou 90 dias sem nenhuma confirmação de caso de sarampo. O resultado foi muito celebrado pela equipe da Vigilância Epidemiológica que, neste momento, além de outras demandas, está empenhada no atendimento relacionado à pandemia do coronavírus.
Em todo o País, os casos de sarampo saltaram nos primeiros meses de 2020, em Cotia não foi diferente: de janeiro a junho de 2019, a cidade registrou apenas um caso de sarampo, no mesmo período deste ano, foram 25 (sendo que a última confirmação aconteceu em março).
“Chegamos a 90 dias sem casos confirmados e isto é muito bom, mas não permite afrouxarmos os cuidados. É importante que a população procure uma UBS [Unidade Básica de Saúde] com cartão de vacina para avaliação da situação vacinal para receber a vacina se for necessário. Ela é a forma mais segura de se proteger do sarampo. Esta doença pode matar”, alertou Silvana Silva, coordenadora da Vigilância Epidemiológica. “O ideal é que todas as pessoas com idade entre 1 e 19 anos de idade tenham pelo menos duas doses da vacina administradas e adultos, de 20 a 59 anos de idade, tenham 1 dose”, completou.
Por determinação do Estado, também estamos vacinando crianças entre 6 e 11 meses com a dose zero da vacina, no intuito de diminuir o risco de adoecimento e complicações nesta faixa etária. Mesmo em tempo de pandemia de COVID-19 é muito importante que a população siga procurando manter a vacinação em dia.
Foto: Alexandre Rezende