As 11 Unidades Básicas de Sáude (UBSs) que abriram no último sábado (13) para o Dia D da vacinação contra a gripe tiveram uma boa movimentação de público. Na data foram aplicadas 6.559 doses. Quem ainda não se vacinou ainda pode fazê-lo. A campanha segue até o dia 26 de maio nas 24 UBSs da cidade. Até o momento foram vacinadas 25.433 pessoas de um total previsto de 40.581.
Cotia acompanha o calendário nacional de vacinação e no dia 17 de abril começou a vacinar os idosos a partir dos 60 anos e profissionais da saúde de estabelecimentos públicos e privados. A partir de 24 de abril passaram a ser vacinadas gestantes, puérperas, crianças (seis meses a 5 anos) e indígenas.
A campanha teve mudanças no público-alvo este ano, com oferta da vacina também para professores do ensino básico e superior das escolas públicas e privadas. Estes profissionais estão sendo vacinados desde o dia 8 de maio e os enfermos desde 2 de maio.
A vacinação foi antecipada este ano porque em 2016 registrou-se aumento de casos de gripe antes do período esperado. No ano passado a vacinação começou em 30 de abril. A ideia do Ministério da Saúde é tentar evitar um novo aumento de casos fora do período esperado.
O público-alvo da campanha é composto por pessoas com 60 anos ou mais, crianças com idade entre seis meses e cinco anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, portadores de doenças crônicas, adolescentes de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas, presos e funcionários do sistema prisional.
Os idosos que estiverem acamados e não puderem se dirigir a uma das UBSs serão vacinados por enfermeiros da Atenção Básica. Familiares também poderão se dirigir a uma unidade de saúde e deixar o nome do idoso e o endereço para a visita dos profissionais da Saúde.