Desinformação fez aumentar procura pela imunização no município
O município de Cotia não está classificado como região endêmica de febre amarela – portanto, a vacinação contra a doença é especificamente para pessoas com deslocamento às áreas que registraram casos e viajantes para fora do País. A informação é da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica do município que, preocupada com a alta procura pela vacina e para tranquilizar a população, está reforçando as informações sobre febre amarela na cidade.
“No município de Cotia não temos registro de casos de febre amarela. Não há razão para qualquer tipo de pânico. Temos percebido que a procura pela vacina aumentou muito por conta do noticiário, mas as pessoas precisam entender que nossa região não tem casos da doença”, informa a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura, Juliana Müller Canassa.
“A imunização é indicada apenas aos viajantes. A população que não vive na área de recomendação ou não vai se dirigir a essas localidades não precisa buscar a vacinação neste momento. E as pessoas que não entendem esta situação podem estar tirando a chance de outro cidadão que realmente precisa ser vacinado”, complementa Juliana.
Cuidados
Segundo a Vigilância Epidemiológica de Cotia, mesmo sem o registro de casos no município, foi redobrada a atenção no município visando à detecção precoce de eventual circulação do vírus da febre amarela. As equipes de assistência médica estão atentas a quadros clínicos compatíveis, de forma a garantir diagnóstico breve e atendimento adequado.
Desde 2015, maiores de 10 anos de idade tomam dose única da vacina, com reforço de uma segunda – anteriormente, tomavam nova dose a cada dez anos. Além da vacina, outras medidas de proteção individual devem ser levadas em consideração para quem vai às regiões endêmicas, como o uso de calças e camisas de manga longa e de repelentes contra insetos. Além dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, há outras localidades apontadas pelo Ministério da Saúde como de atenção à febre amarela – o cidadão pode consultá-las por meio do site http://portalsaude.saude.gov.
Confira as unidades e dias da semana para vacinação em Cotia:
Segunda-feira
UBS ATALAIA
Rua Demétrio Calfat, 300. Telefone: 4703-5154
UBS RIO COTIA (a partir de março)
Rua Pedro Rodrigues, 12. Telefone: 4702-4218
Terça-feira
UBS PORTÃO
Rua Vasco Massafelli, 605. Telefone: 4616-8100
Quarta-feira
UBS CAUCAIA
Avenida Roque Celestino Pires, 1.020. Telefone: 4611-0120
UBS ARCO-ÍRIS
Estrada Velha da Olaria, 2.400. Telefone: 4703-5544
Quinta-feira
UBS ASSA
Rua Santo Antônio, 406 (Granja Vianna). Telefone: 4702-3509
Sexta-feira
UBS ATALAIA
Rua Demétrio Calfat, 300. Telefone: 4703-5154