1ª Caminhada pela Cultura de Paz contou com diferentes vertentes religiosas e com representante do Instituto Roerich da Paz e Cultura do Brasil
Preconizando a união, o respeito, a tolerância e a paz, a 1ª Caminhada pela Cultura de Paz reuniu centenas de pessoas no centro de Cotia, no domingo (26/08). Sob chuva e frio, os participantes ecoaram um grito uníssono por uma convivência harmônica e respeitosa entre os povos. Diferentes vertentes religiosas caminharam da Praça da Matriz até a Praça Joaquim Nunes, onde várias atrações culturais e artísticas aconteceram ao longo do dia.
A Caminhada é um projeto idealizado pela Prefeitura de Cotia, por meio do Departamento de Cultura, e contou com o apoio de uma comissão. “É uma semente que está sendo plantada na cidade. Não se trata apenas de um evento para falar sobre paz e respeito, este é um Movimento”, disse Gilmar de Almeida, secretário adjunto da Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer.
O evento reuniu umbandistas, evangélicos, budistas, xamanismo, espíritas. Todos puderam falar de princípios e serem ouvidos com respeito. Na Praça Joaquim Nunes, barracas de cada religião serviu para que a população conhecesse um pouco mais sobre ela e conhecesse sobre a riqueza de crenças.
Apresentações de música, dança, poesia, barracas com artesanato, comida, livros, cd’s marcaram o Movimento criando um universo de trocas culturais, conversa e paz. Um dos pontos altos do evento foi a chegada da Bandeira da Paz, trazida por Marly Pedra, do Instituto Roerich da Paz e Cultura do Brasil.
A abadessa budista, Mestra Miao Yen, do Templo Zu Lai, participou da Caminhada e defendeu a iniciativa da Prefeitura. “Precisamos disseminar a paz em tudo o que pudermos, em nossa mente, no círculo familiar, em tudo, para que possamos influenciar o mundo”, disse.
A moradora de Cotia, Luciane Veloso, acompanhou o evento e ficou satisfeita com o que viu. “Mais do que falar sobre a paz, é lindo ver a paz sendo disseminada. Estou orgulhosa em ver que Cotia está pensando nisso”, avaliou.
A comissão organizadora do evento contou com representantes da Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer, além do Babalorixá Alexandre Brito (Ilê Orixá Xangô Ayrá); Yalorixá Alcinda e Babalorixá Robison (Instituto Gira-Sol); Mãe Aurea (TUCAB – Tenda de Umbanda Cacique Águia Branca) e Babalorixá Hélcio (Casa de Airá – Tradição e Cultura) que foi o porta voz da organização.
Fotos: Vagner Santos