Primeira palestra do mês com nutricionistas aconteceu para famílias referenciadas no CRAS Caucaia do Alto, nesta quarta-feira (3/10)
No mês em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação Saudável (16 de outubro), a Secretaria de Desenvolvimento Social de Cotia, por meio dos CRAS [Centro de Referência de Assistência Social], realiza a campanha ‘Cotia + Saudável’ (desenvolvida pela equipe de projetos da Secretaria) durante as palestras socioeducativas de outubro. A primeira palestra do mês aconteceu no Fundo Social de Solidariedade de Caucaia do Alto, para mais de cem famílias referenciadas no CRAS do distrito, na tarde desta quarta-feira (3/10).
O Dia Mundial da Alimentação Saudável é comemorado em 150 países com o objetivo de promover a conscientização de uma alimentação saudável com aproveitamento integral do alimento. “O objetivo é pegar o link com o mês da alimentação saudável e trazer informações que ajudem as famílias a evitar desperdício de alimento e, sobretudo, a melhorar a qualidade daquilo que se come”, disse Mara Franco, Secretária de Desenvolvimento Social.
As palestras socioeducativas são mensais e acompanhadas por famílias beneficiadas pelo Bolsa Família. “Algumas dicas das nutricionistas podem gerar renda para as famílias, como a venda de doce da entrecasca da melancia, que foi degustado depois da palestra”, disse Rita de Cássia Rodrigues, coordenadora do CRAS Caucaia do Alto.
As palestras são ministradas pelas nutricionistas Alessandra Costa, Denise Souza e Gisele Matco (coordenadora do curso de nutrição do Colégio Adventista da Granja Viana). “O Brasil é o quatro maior produtor de alimento do mundo, mas perdemos cerca de 40% desta produção, de acordo com a Embrapa. Buscamos conscientizar que cascas, talos e até sementes não podem ser desprezados”, disse Alessandra Costa. “Usamos uma balança nas palestras para mostrar quantas gramas de uma cenoura se perde, por exemplo, quando ela é descascada”, salientou Denise Souza.
Para a moradora de Caucaia, Maria Corrêa (53 anos), a palestra reforçou o que ela busca fazer em casa. “Gosto de fazer alimentos saudáveis, verduras, legumes. Mesmo com meu filho não gostando muito. Com certeza esta palestra ajudou a entender ainda mais a importância de usar todas as partes do alimento e vou pesquisar mais receitas do que pode ser feito com cascas”, disse.
Até o final do mês, a Secretaria de Desenvolvimento Social realiza ainda as palestras ‘Cotia + Saudável’ nos CRAS Mirizola, no dia 8, às 9h; CRAS Monte Serrate, dia 9, às 9h; no CRAS Recanto Suave, dia 25, às 9h, e no CRAS Jardim Japão, dia 31, às 10h.
Fotos: Vagner Santos