Menu

Outubro Rosa: mastologista reforça a importância do autoexame em palestra na Clínica da Mulher

Compartilhe esta notícia:

Warning: Undefined array key "file" in /home/u819013019/domains/cotia.sp.gov.br/public_html/wp-includes/media.php on line 1763

Especialista falou sobre rastreamento, autoexame, diagnóstico e tratamento do câncer de mama, o tipo que mais mata mulheres no mundo

 

A Clínica da Mulher de Cotia realizou a abertura do Movimento Outubro Rosa com uma palestra sobre câncer de mama, na manhã desta quinta-feira (4/10), ministrada pela médica mastologista Adriana Macedo. A especialista falou da importância do autoexame, mamografia – para quem tem mais de 40 anos – diferentes diagnósticos e tratamentos.

“O câncer de mama faz cerca de 15 mil vítimas por ano, precisamos sempre lembrar da importância de tratarmos desse assunto e conhecer o nosso corpo realizando todo o mês o autoexame. Vale sempre ressaltar que 80% das patologias de mama são benignas”, reforçou Adriana Macedo. A mastologista orientou sobre a forma correta de realizar o autoexame e frisou que ao notar qualquer diferença na mama é preciso procurar orientação médica.

A paciente Rosana Vieira sentiu na pele a importância do autoexame. Foi tocando as mamas, em 2017, que percebeu algo diferente e procurou ajuda. “Fiz a consulta aqui na Clínica da Mulher e tive um ótimo atendimento, a doutora Adriana teve uma sensibilidade muito grande com o meu caso e me ajudou muito. Hoje estou livre da doença e agora já posso fazer a reconstrução da mama”, disse aliviada e feliz por ter detectado o câncer ainda em fase inicial.

Depois da palestra, as dezenas de pessoas presentes participaram de atividade de relaxamento e meditação com o educador físico Bruno Rabechini. A atividade vem sendo realizada na Clínica da Mulher e faz parte do projeto de Práticas Integrativas, que acontece toda semana para gestantes de alto risco. “A ideia é cultivar o estado de relaxamento em nosso dia a dia, o projeto está na fase piloto, mas já apresenta ótimos resultados”, disse.

Números apresentados pela médica Renata Yoshizumi, coordenadora da Clínica da Mulher, mostram que, entre janeiro e outubro (parcial) deste ano, 17 casos de câncer de mama foram diagnosticados no local. “Aumentamos a oferta de ultrassom na clínica, somente este ano, diagnosticamos 17 casos de câncer de mama. A clínica conta com uma equipe capacitada que traz não apenas o atendimento, mas acolhimento para todos que procuram os serviços”, comentou. A secretária adjunta de Saúde, Ângela Maluf, prestigiou a programação.

 

 

Fotos: Divulgação