Durante o mês de novembro, o COMDEPIR – Conselho Municipal de Defesa e Promoção da Igualdade Racial, em parceria com a Secretaria de Cultura e Lazer de Cotia, realiza o “Novembro Negro”, projeto idealizado por Miriam Ribeiro Diogo e Renee de Jesus Pacheco, que promove a valorização da cultura afro-brasileira e o fortalecimento da consciência negra.
A agenda do mês da Consciência Negra conta com palestras no auditório da Prefeitura, nos dias 13, 23 e 27 de novembro, com temas como: racismo estrutural, letramento racial, saúde e educação e os impactos dos algoritmos digitais. No dia 23, a Biblioteca Batista Cepelos vai exibir o filme “A História de Martin Luther King” (1994). A sessão será gratuita e aberta para todo o público.
Até o dia 30, a Biblioteca Batista Cepelos, o Centro Cultural de Caucaia do Alto e o Centro Administrativo de Cotia (CAC) recebem exposições itinerantes com temas: “Tecidos – Magia, Encanto e Textura”, “Orixás – Beleza e Força de Nossa Ancestralidade” e “Tranças: Axé em Fios – A Cultura Nos Entrelaça” [saiba mais sobre as exposições em cotia.sp.gov.br].
Para encerrar as atividades do “Novembro Negro” está programada uma roda de samba rock, no dia 30, na Praça Joaquim Nunes, região central, em horário a ser confirmado.
Serviço
Novembro Negro – Mês da Consciência Negra
Programação de Palestras sobre: Racismo estrutural, letramento racial, saúde e educação e os impactos dos algoritmos digitais
Dia 13 – das 17h às 22h
Dia 23 – das 14h às 18h
Dia 27 – das 17h às 22h
Local das palestras: Auditório da Prefeitura (Av. Prof. Manoel José Pedroso, 1347 – Jd. Nomura
Dia 23/11 – às 14h30
Sessão de cinema com o filme: A História de Martin Luther King.
Local: Biblioteca Batista Cepelos (av. Prof. Manoel José Pedroso, 1147, Pq Bahia). Livre. Gratuito
Até 30/11: Exposições Itinerantes (confira a programação em https://encurtador.com.br/BjHfH)
Dia 30/11 (horário a definir): Apresentação de Samba rock
Local: Praça Joaquim Nunes (av. Nossa Senhora de Fátima, Vila Monte Serrat)